Saúde Digital e desenvolvimento iOS

Ana Melo
Apple Developer Academy | UFPE
3 min readOct 14, 2021

Se o debate da importância da Saúde Digital já estava aquecido nos últimos anos, a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 só veio corroborar para a necessidade de sua implementação.

Vector created by redgreystock — www.freepik.com

Mas o que é Saúde Digital?

Tal conceito abrange nada mais que a convergência entre tecnologia e serviço de saúde, desde a otimização na qualidade e agilidade de consultas e exames, a acompanhamento de pacientes e até mesmo a realização de pesquisas.

E onde entra o desenvolvimento iOS?

Muitos desenvolvedores já estão familiarizados com o HealthKit, a Apple Inc. A aposta e dar cada vez mais destaque para suas novas funções e integrações entre dispositivos. Todavia, no Brasil, pouco se fala do mar de possibilidades que surge com a integração dessa com outros dois frameworks: CareKit e ResearchKit.

"Qual a diferença entre elas?" , você deve estar se perguntando, vou te explicar agora:

HealthKit

Basicamente é uma base de dados segura para armazenamento, leitura e integração de dados de saúde providos pelo próprio sistema e seus sensores ou por apps de terceiros.

Atualmente, algumas instituições que trabalham os registros feitos diretamente no app Health, a grande maioria ainda localizada nos Estados Unidos da América, mas entidades em nações como Canadá e Reino Unido também começaram a adesão.

CareKit

Trata-se de um framework open source voltado para ajudar pessoas a entenderem e gerenciar melhor sua saúde, possibilitando o compartilhamento de informações, identificar tendências e insights com profissionais da área de saúde. Facilitando, ainda, a gestão de pacientes pelos últimos.

ResearchKit

Além de também ser um framework open source introduzido pela Apple, é uma ferramenta poderosa para pesquisadores e desenvolvedores criarem apps voltados para investigações específicas.

Fazendo uso do ResearchKit, torna-se muito mais fácil estabelecer rotinas que poderão ser facilmente acessadas por voluntários, que fazem sentido para a linha de pesquisa e ainda sem precisar necessariamente de um contato diário com os pesquisadores.

Quais são as vantagens de utilizar dessas tecnologias?

A preocupação com a segurança de dados é uma realidade. A Lei Geral de Proteção de Dados, no Brasil, e a Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, na União Europeia, são prova de que tratar essas informações sensíveis tende a ser uma tarefa cada vez mais delicada.

A seriedade com que a Apple Inc trata desse assunto é inegável: para acessar os dados armazenados no HealthKit é necessário requisitar a autorização do usuário, até mesmo usando frameworks introduzidas pela própria empresa, como o CareKit e/ou ResearchKit, o consentimento é indispensável.

Por fim, destaca-se também a integração entre os aparelhos e as inúmeras informações que já são padrão do sistema operacional, ou seja, não há a necessidade de uma infinidade de apps para reunir esses dados.

Espero que sinta-se mais informado depois desse overview. Pronto para desenvolver um app utilizando essas tecnologias? Então fica ligado que em breve teremos novidade!

--

--

Ana Melo
Apple Developer Academy | UFPE

Enthusiast in UI/UX design, iOS dev, and Biomedical Engineering undergrad that loves to learn new languages.