Uma coletânea sobre Criatividade

Arthur Alves Marsaro
Apple Developer Academy | UFPE
4 min readApr 11, 2024

Quando decidi aprofundar meus conhecimento sobre criatividade, focado em achar meios para melhorar a minha, eu fui percebendo que em quanto mais artigos e posts eu lia, mais confuso eu ficava. Depois de bater cabeça tentando entender o que eu estava lendo, eu respirei e pensei "Não é possível que só eu não estou entendendo sobre esse texto que se diz básico ?!? ", ficando mais calmo eu cheguei numa pergunta que eu não sei como eu não tinha feito antes de iniciar meus estudos "Afinal, o que realmente é criatividade?".

Photo by Cristofer Maximilian on Unsplash

A palavra criatividade vem do latim creatus, que significa criar, e do verbo infinitivo creare. De acordo com o dicionário, criatividade pode ser definido como "a qualidade ou característica de quem é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar."

Ou seja, resumidamente criatividade é a habilidade em pensar fora da caixa a fim de resolver um problema, isto é, ser criativo é ser capaz de imaginar soluções novas para os problemas de sempre ou para os novos problemas que surgem a cada dia. Como já disse Steve Jobs, "Criatividade é apenas conectar as coisas. Quando você pergunta a pessoas criativas como elas fizeram algo, elas sentem um pouco de culpa, porque nunca realmente fizeram, apenas enxergaram algo. Parecia óbvio para elas depois de algum tempo".

Uma concepção que se tem erroneamente a cerca da criatividade é que ela um atributo inato, ou seja que isso é um talento que um individuo nasce ou não com ele.

Após a morte de Albert Einstein foram conduzidos estudos sobre o cérebro dele para assim descobrir se a genialidade e criatividade de uma pessoa é resultado de um aspecto fisiológico cerebral, mesmo percebendo algumas leves diferenças que possam ter contribuído para tal genialidade dele, não foi possível concluir que a criatividade é oriunda e aprimorada por uma formação cerebral. Com isso chegamos na pergunta "Como a criatividade funciona no cérebro?"

Segue o estudo sobre o cérebro de Einstein:

https://www.science.org/content/article/closer-look-einsteins-brain

As Redes Cerebrais

As vezes nos perguntamos o porque parece que o quanto mais velho ficamos menos criativos parecemos ficar, alguns justificam isso pelo fato de quando crescermos mais nos preocupamos se estamos sendo julgado ou não, fazendo com que tenhamos vergonha de expressar novas ideias pelo medo de falharmos ou de sermos ironizado. Mas isso não é justificado apenas com isso, existe também uma explicação socio-fisiológica para isso.

O processo criativo ativa principalmente duas redes do cérebro, a Default Network (DN), responsável pelo surgimento de ideias novas sem julgamento se essa ideia é possível de ser feita, semelhante a sensação de sonhar acordado, e a Executive Network (EN), responsável por ser esse filtro de qual ideia é melhor que a outra e também na parte de organização dessas ideias que surgiram.

Diante disso podemos retornar a situaçao de criancas aparentarem serem mais criativas que adultos. Isso tem relação direta com o fato de que quando somos crianças não termos muito o conhecimento para julgar uma própria ideia, isto é, nossa EN não tem a capacidade de efetivamente realizar a tarefa que lhe é atribuída.

Estudos com pessoas que trabalham com improviso, tais quais músicas de Jazz e Freestyle Rappers, mostram que durante o processo a DN e a EN estavam simultaneamente ativas, com uma maior incidência da DN.

Aqui alguns artigos e links interessantes para leitura:

Diante do que foi mostrado, é perceptível que não se existe um consenso em relação à definição do conceito de criatividade. Mas nota-se também que todos se baseiam na mesma premissa, de criar algo novo.

Uma definição que acabei tendo durante meus estudos sobre esse tema é que criatividade é a habilidade de desenvolver algo que crie um novo comportamento, ou que mude um comportamento já existente. Como exemplo, a internet, principalmente o Google e o ChatGPT, que mudou a forma de como buscamos conhecimento, que antigamente era apenas disponíveis em livros e/ou bibliotecas.

Photo by Bram Naus on Unsplash

Como dito antes, criatividade é dificilmente reduzida a apenas um conceito, mas esse conceito me ajudou a focar o meu processo criativo à minha realidade, de uma pessoa engenheira/designer.

Outro material interessante para consulta é, para os que tem conta na Netflix, o episódio 4 da segunda temporada da série Explicando — A Mente que aborda bem o tema da Criatividade.

--

--