Mayana Cordeiro
Apple Developer Academy | UFPE
3 min readSep 29, 2022

--

Utilizando Canvas de Proposta de Valor para construir o MVP de App voltado para mochileiros

Photo by Nguyen Le Viet Anh on Unsplash

Contextualizando…
Participei de um desafio, juntamente com Cecília Moraes e Natália Albuquerque, que se baseou em unirmos algumas de nossas paixões para trabalharmos na criação de um produto, que ao final seria um aplicativo. Viagens, sustentabilidade, aprender coisas novas e tempo de qualidade foram as paixões escolhidas por nós.

Passamos pelo processo de inovação, ideação, design e código para ao fim entregarmos o MVP (minimum viable product — leia mais sobre aqui) de um app voltado para mochileiros, que chamamos de CarapaçaApp.

Mão na massa…
Inicialmente pesquisamos sobre coisas mais gerais como sustentabilidade no turismo, economia circular e colaborativa e plataformas que proporcionam experiências de voluntariado pelo mundo, nesse momento nosso objetivo era interligar as paixões escolhidas.

Após analisarmos as informações colhidas, definimos nossa Big Idea, Essencial Question e Challenge.

Depois disso, chegamos na fase de pensar sobre o usuário e a proposta de valor do nosso produto. Essa foi uma das etapas que mais gostei de fazer no processo como um todo e vou mostrar aqui o que construimos utilizando as ferramentas propostas pela nossa mentora de inovação(💛).

Primeiro utilizamos o Mapa de Empatia com a finalidade de nos aprofundarmos no universo dos mochileiros, nosso público-alvo nesse contexto. Esse mapa possibilita um design centrado no usuário (leia mais sobre aqui), através da visualização de seus desejos, sentimentos, anseios, percepções e influências. Para isso é necessário preencher um canvas que possui quatro quadrantes com as sessões: ‘Pensando’, ‘Sentindo’, ‘Vendo’ e ‘Fazendo’.

Mapa de Empatia CarapaçaApp

O próximo passo foi a construção da proposta de valor, e esse canvas tem dois quadrantes:

  • Perfil do usuário: dividido em tarefas (refere-se ao que o usuário quer realizar), ganhos (benefícios almejados pelos usuários) e dores (riscos inerentes à tarefa)
  • Mapa de valor: elenca analgésicos (soluções que mitigam as dores dos usuários), criadores de ganhos (estabelece como seu produto pode trazer resultados positivos para usuários), e produtos/serviços (lista as possibilidades de propostas que podem ser construídas)
Proposta de Valor CarapaçaApp

Resultado…

Apesar de consumir muito conteúdo sobre mochilão e alternativas para viajar barato, esse exercício ajudou a expandir meus questionamentos sobre o tema, além de me encorajar a sair da minha perspectiva de entusiasta no assunto para alguém que está buscando entender as necessidades de um público e criar uma solução adequada para o mesmo.

Com isso, finalizamos a proposta de valor do CarapaçaApp. Ao longo do processo, fomos ajustando a ideia final do app para se adequar ao tempo de entrega que tínhamos para o desafio, mas essa etapa nos guiou no resto do tempo em que trabalhamos nesse projeto.

É isso… queria deixar meu agradecimento às minhas colegas de grupo pela dedicação e compromisso durante todo o processo.

Qualquer dúvida, caro leitor, pode deixar um comentário 😊

--

--

Mayana Cordeiro
Apple Developer Academy | UFPE

tenho diversos interesses e isso vai refletir no que eu escrevo por aqui | 🐶🍃📚🌅