Dormi no ponto e roubaram minha ideia

Marcelo Camargo
Dec 17, 2014 · 2 min read

Todos se empolgaram com a ideia, juntamos o potencial máximo, uma equipe brilhante para tornar o novo inexplicável, com os mais ricos detalhes, tudo que para ser o melhor. Dedicamos durante dias, mas ainda estávamos incertos e adiamos um pouco mais o lançamento do novo produto, tudo para deixar perfeito e tornar o melhor do mercado. Passaram-se algumas semanas, fechamos os olhos para tarefas secundárias, e o tão sonhado lançamento estava cada vez mais perto. Após uma reunião longa, decidimos lançar no início do mês seguinte, com isso todo material de comunicação podia ser preparado e toda equipe receberia treinamentos sobre o novo produto.

Mas algo inesperado acabava de acontecer, nosso principal concorrente lançava um produto similar ao nosso, e com boa repercussão do público. Havíamos trabalhado tanto, e tínhamos a certeza que o nosso era muito melhor e quando lançássemos iríamos recuperar o mercado. E menos de três dias após nosso concorrente sair na frente, parecia uma epidemia no mundo dos negócios, outros concorrentes de menor expressão lançaram o mesmo produto, empresas que nunca ouvimos falar surgiram com produtos iguais ou tão bons quanto o nosso.

Enfim, chegou o grande dia do lançamento. E após pensarmos e pensarmos, trabalharmos duro, durante dias, semanas, reinventamos nossa própria ideia… percebemos o quanto dormimos, sonhamos e perdemos a hora!

O texto acima não é uma história real, e sim uma realidade que muitas empresas vivem, adormecendo no tempo, engessando cada vez mais processos de trabalho e assistindo o concorrente se destacar não com o melhor, e sim pelo pioneirismo.

Em outras épocas, o capital financeiro era único e fundamental para ditar o rumo e a liderança dos negócios, nos dias de hoje, empresas ou pessoas, sem muitos recursos financeiros e estruturais podem se tornar líderes de mercado, e não porque possuem o melhor produto ou serviço, e sim porque arriscam mais e "gritam" primeiro, colocando uma ideia em prática em prazos incomuns. Esta realidade também se aplica aos profissionais de diferentes áreas e cargos, que muitas vezes se acomodam e deixam de se reinventar com agilidade e ficam para trás junto com a empresa que representam.

AppTicket Team

Um pouco do que temos para dividir

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store