Como Aprender Algo Novo?

Felipe Pelaquim Lima
AprendaDesign
Published in
3 min readMay 10, 2020

--

A ideia a seguir foi (e ainda é; às vezes) minha forma de começar a estudar novas habilidades. Esse é meu caminho em busca da multidisciplinaridade. Espero que te ajude. :¬)

Comece copiando.

Parece um conselho idiota a se dar, mas aprender uma habilidade nova consiste em ter esse estímulo inicial de simplesmente… querer.

“Vou pintar a minha Monalisa” — comece por aí!

E por favor, não faça isso na intenção de plagiar. Não faça isso acreditando que o resultado final será original.

Crianças quando estão aprendendo a falar, começam emitindo sons que ninguém consegue entender. Mas elas estão falando conosco. Elas só não aprenderam a dizer as palavras certas ainda. É na tentativa de copiar os pais que a criança se sente incentivada a tentar falar.

E quando elas acertam a primeira palavra, o que acontece? Os pais dão uma pista de que a criança está acertando. Eles se alegram e vibram. E as crianças usam essa “dica” como um motivo pra continuar tentando.

Ser cristão é, de forma muito simples, ser uma cópia de Cristo.

Quando comecei a aprender a tocar violão (acho que em meados de 2003; mãe, se você estiver lendo isso agora, por favor me lembre de te perguntar sobre isso), meus primeiros passos foram iniciados e guiados pelas clássicas revistinhas com cifras de músicas que meu pai tinha. Copiando o que eu via.

“Dedo 2 na corda Lá e casa 2. Agora dedo 3 na corda D. Parabéns você aprendeu Mi Menor”.

James Clear, escritor de Hábitos Atômicos, explica da seguinte forma no livro — “Sempre que você enfrenta um problema repetidamente, seu cérebro começa a automatizar o processo para resolvê-lo. […] à medida que os hábitos são criados, o nível de atividade no cérebro diminui. Você aprende a observar pistas que indicam o sucesso e ignora todo o resto”.

Utilizando estímulos, nosso cérebro começa a desejar solucionar o problema que nos deparamos. Ao encontramos a resposta, nós satisfazemos o desejo, gerando então uma recompensa pelo estímulo que tivemos inicialmente.

Crie estímulo. Queira copiar.

“Poxa, que arte bonita, eu queria ter feito isso.”
– Diversas Vezes, Eu

Não significa que você se tornará um plagiador. Faça isso milhares de vezes, em diversas maneiras diferentes. O resultado final é um Frankenstein maravilhoso e único: você.

Quer aprender algo novo? Comece copiando.

Desenvolva, aprenda, erre e recomece.

Obrigado pela leitura!

Se acha que este texto colabora (mesmo que pouco) com o seu desenvolvimento ou de alguém, ajude compartilhando em suas redes sociais ou com amigos.

Até mais!

< Texto também publicado em plqml.me/blog >

--

--

Felipe Pelaquim Lima
AprendaDesign

Ensino design para não-designers | Projeto pausado, mas você pode ver mais conteúdos aqui: paranaodesigners.com.br