Por que Investir em Design?

Felipe Pelaquim Lima
AprendaDesign
Published in
3 min readAug 20, 2020

E as duas coisas que ele pode fazer por você.

Foto por John Jennings (Unsplash)

Antes da Apple ouvíamos muito falar nos celulares “flip’s”, “slide’s” e “qwerty’s”. E antes desses termos a telefonia era algo ainda mais “blocado”. Literalmente. Os telefones tinham um formato muito parecido com tijolos (que é basicamente o apelido carinhoso dos telefones antigos, hoje).

Após o lançamento do iPhone 2G em 2007, houve uma mudança enorme na forma como nós utilizamos e interagimos esses aparelhos portáteis. Com tanta inovação, a empresa forçou usuários a acompanhar as mudanças, aprender diversas funções e botões novos (ou ainda lidar com a falta deles). Mas ao mesmo tempo, ela acabou forçando a indústria toda a acompanhar a evolução de diferentes tecnologias. Ela basicamente gritou aos quatro cantos da terra: “vocês estão no passado”.

E quer um exemplo mais atual que a existência do Reels?

Instagram só lançou a ferramenta nova para poder acompanhar os passos do gigante TikTok, com seus formatos de vídeos curtos, simples e divertidos.

Design Gera Movimento

“O importante é que você esteja alerta, questione, descubra, para que sua própria iniciativa seja despertada.” — Bruce Lee

O que levou a Microsoft a investir no Metro UI? Qual a razão do Playstation 5 ter tomado o formato que ele tem agora? Por qual motivo o Instagram implementou tanta função nova? E o que fez o Mark Zuckerberg querer mudar o visual do Facebook?

É possível que você consiga responder essas perguntas. Mas quero te lembrar que essas perguntas estiveram na cabeça de cada líder que gerou essas mudanças (e de muitos outras pessoas que os antecederam).

Questões geraram mudanças ao longo da história da humanidade. Acho que sem uma forma mais prática de transportar coisas entre dois pontos, estaríamos arrastando coisas por aí ao invés de utilizar as rodas. E logo após descobrir funcionalidade para coisas novas, o homem descobriu que com apelo estético ele faria as pessoas “comprarem as ideias” com maior facilidade.

Se eu pudesse chutar a pergunta que nos trouxe ao ponto exato que estamos hoje, eu chutaria: “como faço pra deixar isso bonito?”

Design Cria Vantagem

“É muito fácil ser diferente, mas muito difícil ser melhor.” — Jonathan Ive

As empresas sabem que se eles tiverem a ferramenta A ou B, elas irão reter usuários por mais tempo na plataforma. Também sabem, que se o produto delas tiver cores e funções novas, as pessoas irão querer trocar os produtos que elas já tinham. Todas usam muito bem o poder de persuasão.

Elas sabem o que gera dinheiro e sabem que o nosso tempo é extremamente valioso. E cada uma dessas grandes empresas buscam maneiras de estarem dentro das nossas vidas, rastreando cada passo que damos online.

Pois cada usuário — ou cliente — pode passar até horas procurando por algo que se conecte com os gostos pessoais, rotinas, forma de trabalhar e viver dele. Mesmo sozinhos olhando para uma tela, cada um de nós buscamos nos conectar com algo.

Irei dar mais um exemplo: existe design em cada par de Nike, Adidas, Reebok ou Puma. Hoje podemos escolher entre diversas marcas, cores, materiais e tecnologias diferentes. Tudo começou com uma necessidade inicial do ser humano proteger o pé e algum momento, algum gênio pensou em em usar alguma coisa mais macia e confortável para conseguir andar por mais tempo.

Então além de levantar questionamentos, o design cria essas incessantes buscas por melhorias.

Conclusão

O design vai muito além de clicar e arrastar coisas na tela. O design vai além de apenas ser algo bonito. O design se tornou a ferramenta que faz empresas e pessoas ganharem vantagem competitiva e ainda gerarem mudanças impactantes no mundo, criando soluções melhores para problemas que (aparentemente) já tinham sido resolvidos.

Mas isso não significa que você precisa gastar rios de dinheiro para contratar designers ou aprender design. Tudo sempre estará em desenvolvimento e processo. Reconheça a importância que o design tem em nosso mundo atual e tente acompanhar as notícias. Aos poucos você começará a entender as escolhas que nos trouxeram aos resultados que temos hoje.

Caso queira começar sua jornada no design, acompanhe meu conteúdo no Instagram. Eu falo sobre design para não-designers. :¬)

Obrigado pela leitura!

Se acha que este texto traz conhecimento (mesmo que pouco), ajude compartilhando em suas redes sociais ou com amigos.

Até mais!

--

--

Felipe Pelaquim Lima
AprendaDesign

Ensino design para não-designers | Projeto pausado, mas você pode ver mais conteúdos aqui: paranaodesigners.com.br