Guia Avançado do Anki I

Guilherme Bezerra
Aprendendo Japonês do Zero
2 min readJan 28, 2019

Aprenda a estudar usando o Anki com eficiência e eficácia.

Introdução

Antes de começarmos vamos a definição básica dessas duas palavrinhas.

Eficiência, é você fazer/produzir algo com a menor quantidade de recursos possível sem abrir mão da qualidade.

eficácia é o alcance do resultado, no nosso caso aqui a eficácia é medida pelo quanto você aprendeu. As vezes você pode estar estudando com eficiência mas sem eficácia, isto é, você não está aprendendo nada.
Assim como o contrário pode acontecer, estar estudando com eficácia porém sem eficiência.

Dito isso, falarei sobre técnicas mais avançadas de uso do Anki, coisas que aprendi nas minhas muitas tentativas e erros. É provável que este artigo terá várias partes.

Vale lembrar também que este artigo considera que você já tenha alguma familiaridade e conhecimento do Anki e suas nomenclaturas, como baralhos, cartas e etc.

Vou utilizar o meu baralho atual de estudo como exemplo.

Tenha somente um baralho

Ter múltiplos baralhos só serve para tirar o seu foco e convenhamos que sabemos que você não vai estudar todos eles.

Entretanto para algumas pessoas(como eu no caso) gostam de ter certa organização para os estudos, criei vários baralhos filho dentro do baralho pai(Japonês) hierarquizando as categorias que considero mais macros possíveis e relevantes para o estudo

Então por exemplo, se eu estiver estudando novos kanjis eu os adiciono dentro do baralho de Kanji, caso sejam novas palavras adiciono no baralho de Vocabulário e se são frases ou textos adiciono no baralho de Sentenças.

Considere isso como uma convenção ou abordagem, que desenvolvi com objetivo de organizar melhor as coisas no Anki e não ficar aquela salada.

Contudo, quando nós formos efetivamente estudar, iremos o fazer pelo baralho raiz, ou seja pelo baralho Japonês, portanto todo o conteúdo será revisado.

Considerações Finais

Por hora vamos ficar por aqui, neste artigo o objetivo principal foi mostrar como estruturar inicialmente o seu baralho e como o fazer com eficiência(como montar seu baralho sem exageros e etc) e eficácia(a abordagem de aprendizagem) deixando assim ou seu baralho muito clean para estudo.

Recomendo que crie os seus próprios baralhos de estudo, e vá adicionando suas cartas. Isso é interessante para você ir aprendendo com a prática a usar o Anki e conseguir dominar conceitos e habilidades mais avançadas.

Na próxima parte falaremos sobre tipos de notas e cartas no Anki, como cria-las e dentre outras coisas relacionadas, sempre com o mantra da eficiência e eficácia em mente.

Dúvidas,sugestões e críticas que vocês tiverem é só colocar aí nos comentários!

またね! :)

--

--

Guilherme Bezerra
Aprendendo Japonês do Zero

Olá, saudações! Meu nome é Guilherme, moro em São Paulo. Atuo e sou graduado na área de Tecnologia da Informação, entusiasta da cultura japonesa.