Minha experiência ao prestar a Prova de Proficiência em Língua Japonesa

Guilherme Bezerra
Aprendendo Japonês do Zero
4 min readJan 9, 2018

こんにちは!
Olá!

E cá estou eu trazendo uma espécie de ‘roadmap’ para o Exame de Proficiência em Língua Japonesa(JLPT) para o nível N5, realizado no dia 03 de dezembro do ano passado se não me falha a memória.

Na verdade, esse texto está mais pra um depoimento pessoal meu.

Bom, o deslocamento até o local da prova foi complicado, primeiro porque era dia de domingo e quando eu cheguei na estação de metrô ela resolveu estar fechada(o que ocasionalmente acontece em alguns domingos pela manhã, então eu deveria ter previsto isso)Também resolvi deixar o celular em casa e adivinha? Eu não sabia fazer um caminho alternativo(saudades GPS).

Por sorte eu tinha saído mais cedo de casa então eu tive tempo pra me perder(e pra achar alguém na rua pra pedir informação a 07 da manhã em pleno domingo?) mas de alguma forma eu consegui chegar lá no horário.

Pela quantidade de pessoas que tinha lá, realmente tem bastante gente que realiza a prova, eu tinha o pensamento que não haveria tanta gente assim. Engano meu, caiu a minha ficha que existe muita gente com interesse na língua japonesa,foi uma surpresa legal.

Agora o que eu queria saber é se o local da prova é um só ou se tem outros(na cidade de São Paulo no caso), acredito que deva ter vários locais, quem souber por favor deixe nos comentários.

Cheguei até a conversar com uma pessoa corajosa, que sendo autodidata estudando por conta própria durante 2 anos(segundo ela), prestou o nível N2 e o que mais me deixou impressionado, era a primeira vez da pessoa realizando o exame(e antes que me perguntem, não. Não era descendente!)

Quanto a prova e o seu tempo de realização

Para os mais informados, vocês devem saber que a prova é dividida em três partes, vou relatar o que eu achei de cada uma delas.

- Escrita/Vocabulário - 25 min:
Aqui se você tem todos os kanjis e vocabulário na ponta da língua é muito fácil, pra mim a parte mais fácil da prova foi essa.

Mas não se engane, 25 minutos pode parecer muito mas não é tanto tempo assim como você imagina. Eu fui confiante demais e não deu tempo de preencher todo o gabarito.

- Gramática/Compreensão de Texto - 50 min:
O terror em teoria começa aqui #risos, nessa etapa que você tem que ler muito, vai ter vários tipos de questões como de gramática(sobre qual verbo está flexionado corretamente em uma frase/contexto,por exemplo), sobre o que um texto está informando e você tem que assinalar a resposta correta, questões pra preencher lacunas, escolher a partícula correta para determinada sentença e por aí vai.

E novamente 50 minutos pode parecer o suficiente, mas não é tanto tempo assim como você imagina, passa voando!

- Compreensão Auditiva - 30 min:
Muitos dizem que a etapa mais fácil da prova é essa. Pessoalmente, não foi difícil mas também não foi algo trivial. O ponto crucial aqui é que você deve prestar muito atenção pois a frase pode ser ouvida somente uma única vez.

Conclusões

Pela minha experiência que eu tive ao fazer a prova meu maior problema foi o tempo.Logo, a minha velocidade de leitura.
De modo geral não acho que fui bem, senti que deveria ter estudado mais.

Notei também que na prova tem várias pegadinhas. Sabe, aquela questão em que nas alternativas tem dois kanjis muito parecidos e você não tem certeza do significado de um deles?
Se a sua resposta for sim, então tenho más notícias pra você #risos

A dica de ouro que eu dou para marinheiros de primeira viagem que irá prestar essa prova no futuro em resumo é: leia bastante ao mesmo tempo que você treina a sua audição.

Um exemplo de como fazer isso? Música!

Aprender palavras/frases soltas fora de contexto na minha opinião não vai ser muito efetivo.

A segunda dica é: Aplicando a dica de ouro masterize o domínio das partículas em diferentes contextos de frases/textos.

A terceira dica é: faça exercícios/simulados da prova o quanto puder.

Seguindo essas dicas com eficiência, é impossível a prova ser difícil pra você.

Não tem segredo!

Extras

Se você teve paciência de ler até aqui, obrigado!
Deixarei um link para download de um deck focado para JLPTN5 que eu fiz no Anki que possui o hiragana, katakana, vocabulário e kanji. Tudo que um iniciante no idioma precisa pra começar.
Acredito que eu não tenha esquecido de nenhum kanji/palavra exigido neste nível. Portanto é um deck bem completo.

Deu trabalho pra fazer e é justamente por isso que estou disponibilizando ele para vocês. Pra não perderem tempo montando deck, tempo que daria pra ser usado estudando.

Acho que um dos maiores sofrimentos atualmente dos estudantes da língua japonesa é encontrar materiais de estudo, ficar garimpando na internet é um saco não é mesmo?

Deck Anki - JLPTN5 [Mega]

Deck Anki - JLPTN5 [Google Drive]

É só pegar o deck e ir revisando um pouco dia a dia. Em paralelo ir consumindo outros materiais, simples assim!

Projeto 2018

Ano novo, vida nova, metas novas, grupo novo. Eu tinha criado um grupo antes, mas daí eu tinha desanimado e excluído ele.

Então resolvi criar outro grupo no Discord e pretendo depois upar outros materiais de estudo com o objetivo de construir um lugar centralizado de conteúdo e dentre outras ideias empolgantes que eu tenho na caxola, segue o link está abaixo caso você se interesse:

Convite para grupo no Discord

--

--

Guilherme Bezerra
Aprendendo Japonês do Zero

Olá, saudações! Meu nome é Guilherme, moro em São Paulo. Atuo e sou graduado na área de Tecnologia da Informação, entusiasta da cultura japonesa.