Livro: Pense Simples, Gustavo Caetano

Com o intuito de absorver melhor tudo que tenho lido, comecei a publicar aqui os principais aprendizados que tirei de livros que indico para amigos. Não posso dizer que esse livro me surpreendeu, porque já conhecia a trajetória do autor e algumas das histórias narradas. Mas os detalhes sempre chamam a atenção. Espero que também ajude quem esteja administrando um negócio!

Li esse livro poucos meses atrás e estava esperando a oportunidade para separar o que tirei de lição. Agora está ai! ;)

Esclarecendo, a obra é uma autobiografia da vida empreendedora que o autor vivenciou até o momento. Sem dúvidas tem muito aprendizado e muitas lições, principalmente pra quem ainda é pequeno! Resumi tudo que absorvi com os seguintes pontos:

#1: Qualquer negócio precisa ser ágil.

Não dá mais para ter o luxo de esperar alguém fazer e depois copiar. Provavelmente o teu concorrente já estará muito na sua frente quando você pensar em começar.

#2: A 4ª revolução industrial e a tecnologia melhoraram o processo de venda para os pequenos, mas também para os grandes.

Com as tecnologias, não importa mais o tamanho do espaço físico do seu negócio. Importa se você resolve o problema do cliente ou não. Isso permite que o pequeno venda para clientes antes muito difíceis, mas isso não significa que ficou fácil.

#3: Inovação também é seguir metodologia e ter disciplina. Não ache que por ser pequeno não precisa de processos bem definidos.

A ideia de inovar não precisa remeter ao caos de pensamento ou a sessões de brainstorm sem sentido. A máxima ainda é adotar metodologias e acreditar nelas com disciplina. Quase que "inovar com maturidade".

Ex: Aqui buscamos sempre fazer algo diferente do que outros escritórios fazem, mas não dispensamos orientações mais clássicas como SWOT, 5W2H e metas SMART.

#4: Falhe, mas rápido e pequeno.

Talvez um dos maiores aprendizados do livro pra mim. A cultura de falhar por falhar é péssima. O importante é testar rápido aquelas premissas, pra poder falhar rápido e sem perder muito dinheiro, até porque, mesmo que não invista nominalmente R$1,00 no teste, qualquer tempo perdido é dinheiro desperdiçado no seu negócio.

#5: Propósito é o que faz o time fazer o que tem que ser feito da melhor forma possível. O difícil pode ser encontrar o real propósito do teu negócio.

Esse trecho eu já li, ouvi e vi de inúmeras pessoas bem sucedidas (em diferentes abordagens do que é sucesso). Não tem como não fazer menção direta ao famoso TED do Simon Sinek sobre o "Golden Circle". Propósito move tudo e obviamente isso reflete em negócios.

#6: Não interessa muito se o seu planejamento ainda não está 100% pronto. Na dúvida, execute.

Com certeza execução é uma das questões mais complexas pra quem está começando um negócio. Contudo, o que mais salta os olhos é que não basta ser um executor monstro… precisa executar, medir, ajustar (loop ∞).

#7: Compartilhe suas ideias, medos e dúvidas com as pessoas certas. Não adianta guardar informações em uma caixa e viver se culpando por não ter feito.

Óbvio que hoje é quase impossível você ter uma ideia única. Como se fala em muitos eventos de empreendedorismo, ideia custa R$0,02 centavos o milhão. Então a questão ainda é perder o enxergar a oportunidade e fazer.

Aqui sugiro a leitura de outra obra bem legal sobre o tema: Vai lá e faz, do Tiago Mattos (é grátis e disponibilizada pelo autor).

#8: Métodos e processos são essenciais, mas não podem ser os únicos fatores na tomada de decisão do seu negócio.

O autor usa uma expressão muito legal que fala: "Na dúvida entre o mapa e o terreno, escolha — sempre — o terreno." Tem várias formas de interpretar isso, ele traça paralelo com ameaça concorrencial, mas eu me apeguei ao fato de sermos guiados muito por métodos e processos já conhecidos. Óbvio que se alguém já testou e mostrou que uma forma de trabalho funciona, o ideal é seguí-la e economizar, mas se teus indicadores sinalizam para outro lado ou se tua equipe está disposta a testar outro formato, questione os métodos e adapte ele pra tua realidade.

Ex: Tentamos fazer isso na empresa constantemente. Quando começamos com os artigos, por exemplo, líamos em diversos locais que o ideal era contratar uma agencia especializada em conteúdo para economizar nosso tempo. Negamos. Optamos por nós mesmos fazermos os artigos com uma rotina em que cada sócio escreve uma vez a cada 3 semanas. Hoje temos mais de 130 artigos em menos de 03 anos. Isso nos mostrou que, especificamente no nosso caso, o inbound feito pela equipe além de engajar o prospect/lead, força o time a se atualizar constantemente.

#9: Ótima execução está ligada a pequenas e bem definidas ações.

No livro tem uma menção a estratégia que ele chama de "pinos de boliche" e que para mim sinaliza uma forma diferente de se comprovar uma das regras mais interessantes para bons processos de execução: dividir para conquistar.

A ideia não é dividir times, mas dividir ações grandes ou objetivos grandes em coisas menores e que podem ser alcançadas de forma mais ágil. Depois que você conquista o primeiro pequeno objetivo, a equipe se motiva e busca os próximos.

Dica de livro bem prático sobre isso: As 4 Disciplinas da Execução, do Chris McChesney e outros 3 autores. Muito bom livro para definir execução com método!

#10: Ninguém conquista NADA sozinho.

Essa última não precisa de complemento.

Esses foram os principais aprendizados que tirei do livro Pense Simples do Gustavo Caetano. Vou fazer esse projeto por mais 2 obras. Se achou interessante, avise-me ou então me dê dicas de como melhorar! ;)

Aprendi com o livro

Como já dizia Mario Quintana, livros não mudam o mundo, mas mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo. Aqui contamos como nossas leituras mais recentes nos mudaram. Mude com a gente.

)

Luiz Eduardo Duarte

Written by

Conhecimento liberta. Leia. COO na Husky. Sócio da NDM Advogados.

Aprendi com o livro

Como já dizia Mario Quintana, livros não mudam o mundo, mas mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo. Aqui contamos como nossas leituras mais recentes nos mudaram. Mude com a gente.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade