Posto de combustível da Rede Simon aumenta sua receita após utilizar sistema de precificação dinâmica

O bom desempenho da solução resultou na expansão do seu uso para outros postos de combustíveis da rede catarinense

Aprix
Aprix Journal

--

O trabalho de precificação do setor de revenda de combustíveis envolve diversas etapas, tais como avaliações superficiais de preços da concorrência, cálculos manuais de margem e suposições da reação do consumidor frente aos ajustes de preço nas bombas. Por ser baseado em uma metodologia tradicional, a precificação acaba se tornando um trabalho tão exaustivo quanto oneroso. No caso de uma rede de postos, as decisões de preços envolvem uma escala ainda maior de produtos, o que torna necessário acrescentar a este trabalho a avaliação dos diferentes contextos nos quais cada unidade está inserida.

Tendo consciência dos pontos positivos e negativos deste processo, em março deste ano, a rede Postos Simon, localizada no estado de Santa Catarina, procurou conhecer o Sistema de Otimização de Preços, software de precificação que integra as já conhecidas soluções de gestão da Linx à tecnologia de Inteligência Artificial desenvolvida pela Aprix. Ainda que o grupo apresentasse um bom desempenho, Micael Cardoso, gerente comercial da rede, conta que sentiu a necessidade de mudar a metodologia de precificação mais tradicional e usual do mercado para uma mais inovadora. “Era preciso deixar os velhos hábitos e buscar mais agilidade”, relata Cardoso.

Buscando conhecer melhor a solução baseada em inteligência artificial, a rede optou por realizar um período de teste e implantar o sistema em apenas uma unidade. Ainda que o teste não cobrisse a rede por completo, os desafios não eram poucos: a região do posto de combustível selecionado apresentava uma forte concorrência, sem mencionar o fato de estar constantemente passando por períodos de de lockdown em razão da pandemia de Covid-19. Além disso, somou-se a este cenário a necessidade manter o elevado patamar de vendas conquistado ao longo dos anos.

Durante este período, que compreendeu os meses de abril e maio, o cliente aceitou 90% das sugestões de precificação enviadas pelo sistema. Como resultado, a meta de volume foi batida e ultrapassada em 3,4%, representando um ganho mensal superior a 5 vezes o custo do investimento realizado com o sistema. Na opinião de Cardoso, este resultado prova que vale a pena confiar nas sugestões de preço informadas pelo software de precificação desenvolvido pela Aprix em conjunto com a Linx. “Desde que seja bem alimentado pelo cliente, o sistema se mostra altamente confiável e assertivo nas sugestões, compondo a escalada rumo ao objetivo desejado”, avalia o gerente comercial.

Com as metas atingidas e os desafios superados, a rede Postos Simon decidiu expandir a implantação do sistema em outras unidades da rede. “O Sistema de Otimização de Preços é a ferramenta ideal para o perfil profissional que queira dar um start em um novo momento na forma de precificar o produto e se tornar ainda mais veloz e competitivo frente ao mercado”, recomenda Cardoso.

LEIA MAIS:

Precificação dinâmica em revenda de combustíveis: o que é e como implementar?

Entenda o impacto da precificação dinâmica no mercado de combustíveis

Postos deixam de capturar R$ 96 mil anualmente por decisões equivocadas de preços

COLUNA: Transformação digital e precificação na revenda de combustíveis

Quer saber como a Aprix pode ajudar a maximizar os lucros do seu posto de combustível ou de sua rede? Acesse nosso site e marque uma reunião gratuita de diagnóstico do seu negócio. Descubra como a Inteligência Artificial pode te ajudar na precificação de combustíveis!

--

--

Aprix
Aprix Journal
0 Followers
Writer for

Inteligência em precificação.