‘À melancolia’

Exposição envolvente realizada pelo artista Susano Correia

Isadora Pilla
Araetá
3 min readMay 16, 2022

--

por Isadora Pilla Galbiatti

A exposição “À melancolia”, do artista Susano Correia, aconteceu de forma gratuita de cinco de março até dez de abril de 2022, na galeria Objectos do Olhar, em São Paulo. Mas suas obras também estão disponíveis em suas redes sociais, como site e instagram (@susanocorreia), podendo ser acessadas a qualquer momento ilimitadamente.

Nascido em Florianópolis, Susano Correia é um dos mais populares artistas da nossa geração brasileira, foi formado em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade de Santa Catarina (Udesc) no ano de 2015. Em suas pinturas, Susano busca trazer questões psicológicas e pessoais, apresentando sentimentos profundos e diversos do ser humano. Gosto de considerar as pinturas do Susano como “inquietantes”, porém ricas em significados, com diversos pontos de vista.

A curadoria da exposição foi de Susano Correia e Roberto Klaumann. A maior reunião já feita dos trabalhos do artista, onde mais de doze mil pessoas apreciaram as aproximadamente 80 obras expostas no total, entre elas pinturas, gravuras, livros, esculturas e desenhos, desde esboços até as obras finais, em um espaço que conta com mais de 100m2, que também já recebeu diversos outros artistas brasileiros.

“Mais uma vitória do coração, sem razão” — óleo sobre tela, 57 x 61cm

Apesar da exposição inteira ser interessante, gostaria de escrever um pouco mais sobre uma obra de arte em específico, que mais me chamou a atenção: “Mais uma vitória do coração, sem razão” (acima). Nela, podemos ver um coração ganhando uma partida de xadrez contra um cérebro, em cima da mente de um homem. Um xeque-mate do coração, onde muitas vezes insistimos em algo esgotante e vamos sendo levados pelas emoções, até que isso se torne um ciclo cansativo e difícil de ser cortado.

“Aperto no fundo do peito” — óleo sobre tela, 92 x 121cm

O que mais me encantou na exposição “À melancolia”, com certeza foi a forma em que o artista trata os sentimentos, sendo sempre cativante e instigante, além de trazer um pouco da psicanálise para suas obras. Susano é um dos meus artistas preferidos, que consegue expressar o nosso real como ninguém e com certeza me desperta curiosidade para descobrir quais são suas fontes de inspiração para tanta intensidade.

Ambiente da exposição visto do lado de fora
Selfie 💖

--

--