Ópera: O Sétimo Selo de João MacDowell no Centro Cultural Baía dos Vermelhos

Por Caroline Silva Almeida

Caroline Silva Almeida
Araetá
3 min readNov 27, 2018

--

Orquestra Sinfônica apresentando a obra “O Sétimo Selo”

Neste feriado estive em Ilhabela com amigos músicos e tive a oportunidade de ouvir e conhecer uma orquestra, que se apresentou no Centro Cultural Baía dos Vermelhos, espaços cultural que serve de residência para artistas e que diga-se de passagem é um lugar belíssimo.

A sinfonia da orquestra era inspirada no filme de Ingmar Bergman, O Sétimo Selo, e foi interessante perceber que é possível transformar o cinema em música cantada sem a percepção da vista da tela em si, sem perder os elementos da história.

Essa ópera foi composta por João MacDowell, brasileiro que teve a oportunidade de passar dois verões na casa de Bergman na Suécia, onde acabou por mergulhar em seu universo e por sugestão da Fundação Bergman compôs a obra para a comemoração do centenário do cineasta.

A ópera foi bastante literal e fiel ao texto, eles cantavam em sueco mais havia uma tela na qual se passava a tradução que era quase como se fossem as legendas do diálogo do filme.

Na noite anterior a ópera, no mesmo lugar, nos foi apresentado o filme, para que houvesse maior compreensão do contexto da obra, algo que achei bastante pertinente e extremamente necessário para adentrar aquele universo tão novo para mim.

A ópera se compunha em dois atos, tendo um intervalo de 30 minutos entre eles. Sendo leiga no assunto da música mais clássica, não há como ter por base a questão técnica dos profissionais que ali estavam, porém devo dizer que para o meu ouvir, tudo se pareceu muito harmonioso, desde a orquestra até os cantores, que chegavam em notas altíssimas, mantendo interpretação e voz de maneira excelente.

De forma que penso que dentro do contexto geral, conseguiram passar o conteúdo do filme de uma maneira muito bonita, fazendo com que essa noite fosse muito agradável.

E devo adicionar que é incrível pensar no peso e na harmonia que uma orquestra gera, visto que combinando diferentes instrumentos, se cria melodia de onde possivelmente poderia se gerar um caos, por tamanhas diferenças e ritmos. É interessante pensar também na composição que se faz possível ao combinar todos esses conjuntos de instrumentos com a voz e com a interpretação, penso que deve ser um processo bastante trabalhoso, mas que no final, o resultado compensa e muito, como visto nesta apresentação.

SERVIÇO:

Onde: Centro Cultural Baía dos Vermelhos em Ilhabela — SP

Quanto: Gratuito

Quando: 16 e 17 de novembro de 2018

Até quando: Apresentação única

Link: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/opera-setimo-selo-apresenta-se-em-ilhabela-e-encanta-publico-na-baia-dos-vermelhos/

.

--

--