A Câmera de Claire (2018)

Pedro Assanuma de Nicola
Araetá
Published in
3 min readMay 21, 2018

Por Pedro Henrique Assanuma de Nicola

Hong Sang-soo, Seoul, 2018

Jeon Manhee(Kim Min‑hee) é uma jovem funcionária muito competente da área de vendas e distribuição de filmes e está numa viagem a trabalho no festival de Cannes. Manhee é demitida sem maiores explicações por sua chefe Yanghye(Chang Mi‑hee). Desolada, vai até o litoral tentar colocar a cabeça no lugar após ser demitida e estar num lugar tão longe de casa. Então se depara com Claire (Isabelle Huppert), uma professora musicista francesa que busca tirar uma foto com sua Polaroid dessa estranha tão linda que vira anteriormente. As duas então se conectam rapidamente e juntas encontraram um mar de revelações através das fotografias de Claire.

Manhee a Esquerda conversando com Claire pela primeira vez

Uma cenografia leve, planos sem muitos elementos distrativos e uma paleta de cores bem escolhida em tons pastel, mostram como será cadência da obra . Apesar de ser um drama, o filme segue um ritmo bem gostoso de ser assistido, Hong Sang-soo nos passa um ar de conforto durante toda a experiência, e até mesmo nas cenas de clímax o cenário continua bem neutro em relação às personagens. O filme se passa em três idiomas, o coreano de Minhee, o francês de Claire e o inglês que as duas se comunicam.

Manhee e Claire

A amizade das duas é bem convidativa ao público, conseguiram uma estabelecer uma química muito convincente. O filme só acaba pecando em alguns momentos na execução dos diálogos por conta da barreira da língua( pelo fato de nenhuma das duas atrizes terem o inglês como sua língua materna e não serem requisitadas em seus países a falarem uma língua estrangeira): perdem um pouco da naturalidade, existe uma dureza perceptível. A integridade é a palavra-chave do filme. De caráter bem moralista, os personagens que acabam omitindo a verdade ou faltando com ela acabam sendo punidos de uma maneira ou de outra.

A Selfie vendo o filme de maneira ilícita

A CÂMERA DE CLAIR

DIREÇÃO:Hong Sang-soo

DURAÇÃO: 69min.

QUANDO: qui. até quarta-feita (23/05), sessões únicas às 18:40. CORRE!

ONDE: Caixa Belas Artes— R. da Consolação, 2423 — Consolação, São Paulo — SP, 01301–100

QUANTO: 18 reais + 1,80 de serviço/ 9 reais a meia + 1,80 de serviço

LINK RELACIONADO: http://www.caixabelasartes.com.br/filme/camera-de-claire/

--

--