“A CORAGEM DE NÃO AGRADAR”
ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A OBRA DE ICHIRO KISHIMI E FUMITAKE KOGA
por Vitória Estrázulas Vaqueiro
Com mais de 3 milhões de livros vendidos, “A coragem de não agradar”, obra dos autores japoneses Ichiro Kishimi e Fumitake Koga, publicado em 12 de dezembro de 2013, inova as propostas e aspectos dos típicos livros de autoajuda. Traz leveza e fluidez à leitura a partir de sua estruturação em forma de diálogo com pouquíssimos trechos de interferência de narrador e induz o leitor à reflexão de modo latente. A conversa relatada entre um filósofo e um jovem durante cinco noites aborda reflexões sobre questões do comportamento humano, principalmente referente a temas como traumas, autoestima, complexo de inferioridade, problemas em relacionamentos, a influência da vida em sociedade nos sentimentos dos indivíduos e etc.
O rapaz possui um pensamento pessimista e questiona todas as reflexões expostas pelo filósofo, criando assim uma atmosfera de discussões construtivas repletas de exemplos comuns do cotidiano para explicar os pensamentos incomuns do filósofo, o que facilita a compreensão e torna a leitura menos massante e técnica. Além disso, é possível, muitas vezes, se identificar com o jovem e suas concepções, criando assim um forte laço entre o texto e o leitor.
Trata-se de um livro espetacular para quem se interessa por filosofia e tem interesse em conhecer diferentes conceitos e ponderações, já que os raciocínios do filósofo se baseiam nos ideais do médico, filósofo e psicólogo austríaco Alfred Adler. Adler foi fundador da psicologia do desenvolvimento individual e se difere em muitos aspectos de filosofias mais conhecidas como a de Sigmund Freud, por exemplo, uma vez que faz uso da teleologia, que tem como base a atribuição de propósitos e não a atribuição de causas que compõe a etiologia freudiana. Desse modo, o leitor acaba criando, constantemente, indagações sobre os pensamentos do filósofo, assim como o jovem do livro.
Ao longo do debate entre os dois personagens, são expostas análises que, por fim, visam facilitar o encontro da felicidade usando o que nos é dado no nascimento. A autoaceitação é foco das propostas do filósofo e expõe instruções de gerenciamento de pensamento que induzem ao aprendizado para estar em paz consigo mesmo.
A obra mostra também como a filosofia pode fazer parte de nossas vidas mesmo que implicitamente e explicar efeitos da sociedade no comportamento humano. Ela abre os olhos do leitor para este campo de estudo e mostra sua importância e possibilidade de aplicação em nossas vidas para crescimento e amadurecimento.
Não se trata de um livro grande, possui 270 páginas, e os capítulos são curtos e separados em temas, possibilitando uma leitura tranquila e fluida, mesmo que repleta de fundamentos. Recomendo baixar uma amostra grátis online da obra (disponível para download no aplicativo Livros da Apple, no Google Play Livros e em outros leitores de livros digitais) para quem tiver interesse de lê-lo e se familiarizar com o tipo de leitura, foi assim que despertei meu interesse e resolvi comprá-lo. Garanto uma leitura super interessante e capaz de agregar ao leitor muitos ensinamentos para evolução pessoal.
ONDE ENCONTRAR? Adquiri o meu exemplar físico na Livraria da Vila no Shopping Pátio Higienópolis, porém pode ser encontrado em outras diversas livrarias, tanto físicas quanto em sites como na Amazon e Submarino. Também pode ser encontrado no aplicativo da Apple Livros, Google Play Livros e em dispositivos Kindle.
QUANTO CUSTA? O preço fica em torno de R$20,00 a R$30,00, podendo variar.
QUANDO? A obra foi publicada em dezembro de 2013 e se encontra disponível para venda até os dias atuais, sem previsão de retirada.
SAIBA MAIS!
- Psicologia individual: http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Psicologia_Individual.htm
- Biografia Alfred Adler: https://educacao.uol.com.br/biografias/alfred-adler.htm
- Download amostra grátis (Google Play): https://play.google.com/store/books/details/Ichiro_Kishimi_A_coragem_de_não_agradar?id=_bRIDwAAQBAJ
- Algumas reflexões e exemplos que compõe o livro: