A Noite Estrelada

Felipe Franzoni Constantino
Araetá
Published in
3 min readJun 1, 2020
A Noite Estrelada (1889), óleo sobre tela, 73 x 92 cm. Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa)

Felipe Franzoni Constantino

O quadro A Noite Estrelada, de Van Gogh, retrata a vista que o pintor tinha da janela de seu quarto no hospício de Saint-Rémy-de-Provence, onde é possível observar uma paisagem noturna em que o céu, a lua e as estrelas são representados com uma visão modernista, enquanto a paisagem, as casas e a vegetação são representadas de maneira mais natural, levando a atenção do espectador ao céu e as incríveis diferentes formas usadas pelo artista para destaca-lo.

O meu encontro com esta obra foi um dos momentos mais marcantes da minha vida.

Eu estava com meus pais no Museum of Modern Arts (MoMa) de Nova Iorque, observando as demais obras sem saber que o quadro A Noite Estrelada se encontrava nesse museu.

Ao encontrar a obra, eu senti que tudo parou, eu estava incrédulo sobre o que estava à minha frente naquele momento.

Na vez em que pude ter esta experiência, o museu estava vazio, não havia muita gente que pudesse atrapalhar minha contemplação ou minha sensação em relação à obra, foi quase que algo premeditado pelo destino, eu estava lá, sem saber que encontraria minha pintura favorita e sem aglomerações que pudessem me atrapalhar! Foi uma grande surpresa encontra-la e ter a oportunidade de observa-la pela quantidade de tempo que eu quisesse, e foi o que fiz, fiquei uns bons minutos a olhando.

Outro fator que me agradou muito, foi a maneira que a obra estava exposta, não haviam barreiras, portanto eu pude chegar muito perto e observar em detalhes esta que é uma das obras mais famosas e apreciadas do mundo, foi um verdadeiro privilégio.

Na minha opinião, esta pintura é a obra de arte visual mais bela que existe na face da terra, Van Gogh retrata com a maior maestria existente a noite bela onde a lua e as estrelas são as grandes protagonistas, representadas de maneira a aumentar a grandeza dos astros e nos fazer ter a impressão de que estão muito próximos.

Esta obra tem um poder inexplicável de me trazer calma, relaxamento e conforto, ao contempla-la sinto que posso me transportar para essa janela onde Van Gogh contemplou esta vista e ver o céu, a lua e as estrelas da mesma maneira que ele podia.

Acredito que esta obra tenha em sua aura a capacidade de fazer quem a observa, esquecer de seus pensamentos e problemas e por alguns momentos apenas apreciar aquela paisagem e a sensação de acalanto que ela proporciona.

É possível sempre encontrar a obra no Museum of Modern Art (MoMa) em Nova Iorque.

O ingresso custa 25$USD para adultos, 18$USD para idosos , 14$USD para estudantes apresentando carteirinha de estudante, e às sextas-feiras a entrada é gratuita das 16 horas às 20 horas.

O MoMa tem dois endereços, um em Midtown Manhattan e outro no Queens, mas A Noite Estrelada se encontra na unidade de Midtown Manhattan.

Link do site do museu —

Vídeo: Como artistas capturam o ambiente:

Vídeo: Uma Astrofísica faz uma leitura da obra A Noite Estrelada de Van Gogh

3FPN20201

--

--