‘A Pior Pessoa do Mundo’

O longa-metragem escrito e dirigido pelo norueguês Joachim Trier concorreu ao último Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original e estreiou em março de 2022 no Brasil

Alicepicchi
Araetá
3 min readMay 15, 2022

--

Por Alice Picchi

Pôster promocional do filme "A Pior Pessoa do Mundo" (2021).

A Pior Pessoa do Mundo é separado em 12 capítulos, além de um prólogo e um epílogo, nos quais acompanha-se a vida de Julie, uma jovem que completa 30 anos e busca por sua essência em relacionamentos, hobbies, família e amigos. Julie se apaixona, se desapaixona, se perde e se encontra, tudo isso enquanto reflete sobre o significado da vida e percorre os sentimentos que emergem com fim de sua juventude.

De primeira a garota pode parecer só mais uma jovem perdida, que não se decide entre medicina, psicologia, e fotografia mas ao decorrer da história ela vai se revelando uma personagem complexa, demasiadamente humana e imperfeita que provoca uma identificação profunda com qualquer expectador. Em diferentes níveis, todos possuímos ou possuiremos um pouco de Julie em nós.

Protagonista Julie em cena do filme "A Pior Pessoa do Mundo" (2021), dirigido por Joachim Trier.
Protagonista Julie em cena do filme “A Pior Pessoa do Mundo” (2021), dirigido por Joachim Trier.

A indicação para o Oscar de Melhor Roteiro Original é muito merecida, pois o filme trata de assuntos um tanto quanto "batidos" através de diálogos excepcionais, e recursos que o distanciam do clichê. O balanço entre drama, romance e comédia também é um ponto que vale ser aclamado, a narrativa mistura sensações de melancolia e satisfação com maestria, de maneira a sensibilizar o espectador. A atuação de Renata Reinsve, que interpreta Julie, rendeu à atriz o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e potencializou ainda mais a autenticidade da protagonista Julie.

O filme ganha força através da sua abordagem delicada ao tocar assuntos inerentes a existência humana, que acompanham o homem ao longo de todas as fases da vida. A trilha sonora por completo é digna de elogios mas vale destacar a música brasileira, Águas de Março de Tom Jobim, a cereja do bolo que encerra o filme recapitulando sua mensagem:

"São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração".

Protagosta Julie em cena do filme “A Pior Pessoa do Mundo” (2021), dirigido por Joachim Trier.

Vá lá!

A Pior Pessoa do Mundo tem 128 minutos de duração e classificação indicativa de 16 anos. O filme ainda está em cartaz nos cinemas Reserva Cultural, Belas Artes e Espaço Itaú de Cinema da Augusta, sem previsão para encerramento de exibição e os ingressos estão na faixa de R$45,00 (inteira) e R$22 (meia). É um daqueles filmes que vai te faz sair do cinema com o coração quentinho. Vale muito a pena conferir.

Links Relacionados:

Alice Picchi 3CCM20221

--

--