‘A Pior Pessoa do Mundo’
O longa-metragem escrito e dirigido pelo norueguês Joachim Trier concorreu ao último Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original e estreiou em março de 2022 no Brasil
Por Alice Picchi
A Pior Pessoa do Mundo é separado em 12 capítulos, além de um prólogo e um epílogo, nos quais acompanha-se a vida de Julie, uma jovem que completa 30 anos e busca por sua essência em relacionamentos, hobbies, família e amigos. Julie se apaixona, se desapaixona, se perde e se encontra, tudo isso enquanto reflete sobre o significado da vida e percorre os sentimentos que emergem com fim de sua juventude.
De primeira a garota pode parecer só mais uma jovem perdida, que não se decide entre medicina, psicologia, e fotografia mas ao decorrer da história ela vai se revelando uma personagem complexa, demasiadamente humana e imperfeita que provoca uma identificação profunda com qualquer expectador. Em diferentes níveis, todos possuímos ou possuiremos um pouco de Julie em nós.
A indicação para o Oscar de Melhor Roteiro Original é muito merecida, pois o filme trata de assuntos um tanto quanto "batidos" através de diálogos excepcionais, e recursos que o distanciam do clichê. O balanço entre drama, romance e comédia também é um ponto que vale ser aclamado, a narrativa mistura sensações de melancolia e satisfação com maestria, de maneira a sensibilizar o espectador. A atuação de Renata Reinsve, que interpreta Julie, rendeu à atriz o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e potencializou ainda mais a autenticidade da protagonista Julie.
O filme ganha força através da sua abordagem delicada ao tocar assuntos inerentes a existência humana, que acompanham o homem ao longo de todas as fases da vida. A trilha sonora por completo é digna de elogios mas vale destacar a música brasileira, Águas de Março de Tom Jobim, a cereja do bolo que encerra o filme recapitulando sua mensagem:
"São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração".
Vá lá!
A Pior Pessoa do Mundo tem 128 minutos de duração e classificação indicativa de 16 anos. O filme ainda está em cartaz nos cinemas Reserva Cultural, Belas Artes e Espaço Itaú de Cinema da Augusta, sem previsão para encerramento de exibição e os ingressos estão na faixa de R$45,00 (inteira) e R$22 (meia). É um daqueles filmes que vai te faz sair do cinema com o coração quentinho. Vale muito a pena conferir.