Alberto Linero Gallery

Por Laís Requena Ruiz Nogueira

Lais Requena
Araetá
3 min readMar 14, 2019

--

Michel Mirabal (Cuba, 1974). Esperanza, 2015. Tamanho: 66 x 50 cm./ Foto de Laís Requena.

Alberto Linero é uma galeria localizada em Wynwood,em Miami, na Flórida. Conhecido por ser um bairro desconstraído, Wynwood Arts District oferece obras de arte, lojas e restaurantes. Influenciada pelo clima inovador do bairro, a galeria traz criações inovadoras de variados artistas, conhecidos por serem ecléticos, ousados e revolucionários.

Franks Christopher (USA, 1986). Miaminopoly, 2015. Tamanho 48x48 cm./ Foto de Laís Requena.

O fundador da galeria, Alberto Linero, tem como filosofia a profunda ligação com a natureza, a conexão com pessoas e energias positivas. Para ele, sua missão é apresentar ao público obras de arte diversificadas e com toque de originalidade. Todas as obras expostas são feitas por artistas emergentes da América Latina.

Um dos artistas com o maior número de obras na galeria é o panamenho Frank Christopher. Foi no ensino médio que encontrou sua vocação: a pintura. No início, customizava roupas, mochilas e tênis. Mais tarde, encorajado por pessoas próximas, começou a fazer pinturas abstratas e representativas do mundo ao seu redor.

Juan Sebastian Barbera (Mexico, 1964). Sueños de ella, 2012. Tamanho: 63x47 cm./ Foto de Laís Requena.

Outro artista com obras no Alberto Linero, é o mexicano Juan Sebastián Barberá. Criado num meio em que a música e a arte se faziam muito presentes, acabou se formando na escola de artes visuais da Universidade Nacional do México. Inspirado por grandes nomes como Picasso e Orozco, desenvolveu um estilo expressionista único. O artista aborda em suas obras temas como amor, solidão e tristeza através de suas figuras humanas.

Outras pinturas que chamam a atenção do público pelas cores mais escuras que a maioria, é o artista plástico cubano, Michel Mirabal. Formado em Artes Visuais pela Academia Nacional de Belas Artes San Alejandro, a mais antiga e prestigiada de Cuba, ficou conhecido por expressar em suas obras sua reflexão sobre símbolos patrióticos e metáforas causando diferentes interpretações.

Em seu quadro Esperanza, 2015, Mirabal traz flechas , as quais aparentam escorrer sangue de suas pontas. Esse tom mais dramático de suas obras contrastam com o ambiente da galeria, marcada por suas paredes brancas, que oferecem um ar de tranquilidade a quem por ali passa. De certa forma, pode-se dizer que o branco alivia um pouco a vista do espectador dado tanta informação, seja pelo colorido ou pela sobreposição de desenhos e formas. Sendo uma galeria de arte as obras não são fixas, por estarem a venda.

1. Franks Christopher (USA, 1986). Have you seen the movie “Kids”?, 2014. Tamanho: 48 x 24 cm. // 2. Franks Christopher (USA, 1986). Chris Bishop I, 2014. Tamanho: 48 x 36 cm. / Fotos de Laís Requena.
3. Luis de Armas (La Hanaba, 1964). Daza II, 2018. Tamanho: 31 x 24 cm. // 4. Moisés Finalé (Cuba, 1957). La espera, 2014. Tamanho: 58 x 44 cm. / Fotos de Laís Requena

SERVIÇO DA GALERIA

Alberto Linero Gallery

  • 2294B NW 2nd Ave - Miami, FL 33142 /Estados Unidos - Wynwood
  • Entrada gratuita
  • De segunda a domingo do 12h ás 20h
SELFIE!

--

--