all you need is love: A paz interior de EDEN

Felipe Del Ré
Araetá
Published in
4 min readOct 14, 2018

POR FELIPE DEL RÉ

“all you need is love” é um álbum composto por dois singles do artista irlandês Jonathon Ng, artisticamente conhecido como EDEN. O produtor musical, que anteriormente produzia músicas eletrônicas/dubstep, continua sua carreira como compositor e cantor e mergulha mais na cena do indie-alternativo com este álbum.

Cena do clipe “forever//over”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2FFdYZ1ZsbA

Seu antepenúltimo álbum, “vertigo”, tem uma característica que começa melancólica, porém tem um desfecho de resolução com seus conflitos e angústias, extremamente intrínsecos com sua crescente fama e desilusões amorosas. O penúltimo álbum “about time” dá uma continuidade a essa resolução, apresentado com a trilha “about time” — que nomeia o álbum -, e traz outra trilha que resgata o passado eletrônico e caótico, denominada “stutter”.

Capa do álbum “vertigo”, 2017

Um mês depois, EDEN apresenta o projeto “all you need is love”, e apresenta que novamente está passando por um momento de resolução constante, desta vez mais consciente de seus sentimentos e seu lugar no mundo, consequentemente tomando uma posição de sacerdote, encarregado de apresentar seus aprendizados com o ouvinte.

A primeira trilha — que denomina o álbum — “all you need is love” consiste em sons bem calmos e pacíficos no início, seguidos de um vocal bem suave, posteriormente introduzindo um piano melódico e calmo. A letra consiste em uma evocação de EDEN, dizendo que o ouvinte é capaz de fazer tudo que ele almeja, inspirando-o. Posteriormente, no refrão e no último verso , EDEN confirma que a única coisa que o ouvinte necessita é de amor, mas apresenta o mesmo como um amor de fonte indefinida, não necessariamente partindo de outra pessoa.

Capa do álbum “all you need is love”, 2018

A segunda trilha “nowhere else”, EDEN inicia o primeiro verso com uma conversa com um potencial antigo parceiro, demonstrando que havia uma certa turbulência desde o início do relacionamento entre os dois, em que o artista não está contente. Logo, Johnathon introduz o refrão reforçando que está a procura de relacionamentos genuínos — amizades, namoros -, livres de falsidades e imitações. No segundo verso, ele ressalta o alívio de estar desprendido desse relacionamento relativamente abusivo, e ao mesmo tempo está anestesiado com a situação do término, uma vez que já passou por esse momento diversas vezes. Tal anestesia cria um olhar positivista nele, uma vez que sente que teve aprendizado suficiente para se encontrar em uma plenitude de espírito e finalmente encontrar alguém que possa se relacionar.

É possível compreender o álbum “all you need is love” como mais uma fase da vida artística e pessoal de EDEN, em que ele se encontra em uma plenitude de espírito após passar por tantas desavenças e conflitos internos. É recomendável ouvir a discografia inteira de EDEN — desde antes do mesmo se denominar EDEN, quando o artista era conhecido como “The Eden Project” — pois a experiência instrumental e letras extremamente metafóricas podem se aproximar muito das sensações cotidianas de qualquer pessoa. Tal identificação com as trilhas de EDEN podem trazer ao ouvinte um momento de reflexão, epifania e até mesmo sinestesia, propondo também uma evolução espiritual que acompanha todo o processo de vida do artista.

Eu pessoalmente sempre adorei as músicas do EDEN, principalmente por se tratarem de conflitos internos que, pessoalmente, me identifico muito, e com esse álbum não foi muito diferente. A trilha “nowhere else” chegou em um momento crucial, e pessoalmente ainda estou aprendendo com o mantra proposto pela música.

Onde: Internet

Quando: O álbum foi ao ar em 27 de Julho de 2018

Quanto: Além de disponível em forma de streaming em todas as plataformas mais populares (Spotify, Apple Music, Google Play Music e Amazon), o disco está disponível para compra na Google Play Store por R$4,99 e na iTunes Store por R$3,90

Até quando: Indefinido

Links relacionados:

--

--