Amores Modernos

Laís Serrano Ferreira

Laís Serrano Ferreira
Araetá
3 min readNov 4, 2019

--

Modern Love (2019) é a nova série da plataforma americana Amazon Prime, inspirada na coluna de mesmo nome presente no jornal estadunidense The New York Times, ela traz como tema principal o amor em algumas perspectivas distintas. Todos os oito episódios se passam em Nova Iorque, cada qual com sua trama e um novo elenco; este conta com nomes como os de Dev Patel, Andy García, Anne Hathaway e Tina Fey.

Os artigos que inspiraram esta nova produção original começaram a ser publicados em 2004 e trazem histórias de amor verdadeiras redigidas em primeira mão. Mas o conceito de amor ali presente abrange muito mais que o romântico: cada conto narra experiências de indivíduos que permaneceram juntos por determinado tempo e sentem um enorme carinho um pelo outro, seja esse carinho paternal, maternal, sexual ou fraternal.

Anne Hathaway e Gary Carr

Ademais, todos os amores ali expostos não priorizam certa idade, gênero ou raça- por mais que sua maioria contemple casais hetero, o que deixa um pouco a desejar na expectativa do público LGBT. Inclusive, o único episódio que expõe um casal gay trata, na realidade, de um amor paternal e da sua luta pela adoção de uma criança. Há também mais um episódio que relaciona este tipo amor, no qual a personagem principal busca receber o carinho de uma figura semelhante à de seu pai.

Andrew Scott e Brandon Victor Dixon

Com relação a idade, no último episódio, é retrato um amor mais maduro. Ele mostra como há a possibilidade de surgir uma nova paixão até mesmo para aqueles na idade avançada, considerando que o amor romântico não é exclusivo aos mais jovens. Outras duas histórias também trabalham com o aspecto de maturidade: mesmo após anos de casamento, toda uma vida construída e uma rotina estabilidade, ainda há a oportunidade de procurar um novo amor ou de reconciliar o antigo.

Catherine Keener e Dev Patel

De maneira geral, a série consegue trazer de maneira sincera e carinhosa uma concepção de “amores modernos”. Ela nos mostra que nenhuma relação é igual a outra. Todos devem se permitir amar, seja quem e como for. Além disto, Modern Love é um delicioso entretenimento para aquele que busca distrair a mente com uma ficção tranquila e verdadeira, que expõe situações extremamente reais do dia a dia em um belo cenário.

--

--