‘Anatomy of a Scandal’

Sexo, poder e privilégio

Sofia Bourroul
Araetá
2 min readMay 12, 2022

--

Por Sofia Carvalho Bourroul Ribeiro

A nova minissérie original da Netflix, “Anatomy of a Scandal”, que teve sua estreia no dia 15 de abril, é uma adaptação do livro de Sarah Vaughan. A série ficou entre as mais assistidas do streaming e contou com seis episódios de, em média, 45 minutos. “Anatomy of a Scandal” é um excelente thriller psicológico e um inquietante drama jurídico, conta a história de um casamento que termina em meio à pressão do público.

Poster de divulgação da série

No início da série, Sophie aparenta viver uma vida de luxo idealizada com seus dois filhos e seu marido, James Whitehouse, um renomado político britânico. Porém, logo no primeiro episódio, tudo começa a desmoronar quando Whithehouse assume ter tido um caso com sua colega de trabalho, Olivia Lytton, e é acusado de estupro pela mesma.

Como mencionado, James assume ter tido uma amante, porém nega a acusação de violência sexual e fica extremamente ofendido. O caso é levado aos tribunais de justiça e a promotora da acusadora tenta, de qualquer maneira, destruir a imagem de James para ganhar o processo. Além da pressão do tribunal e da mídia, Whitehouse enfrenta dificuldades no seu casamento quando sua mulher, Sophie, começa a questionar sua inocência.

Foto de Olivia Lytton no tribunal de justiça

O ponto principal da série é explorar quais são os limites de uma relação consensual e não consensual. Ela retrata a realidade na qual vivemos, em que o sexo masculino, principalmente aqueles com dinheiro e status, são creditados aos olhos do tribunal e a experiência da mulher tende a ser minimizada.

Minha única crítica à série é que a narrativa negligencia o ponto de vista da vítima, Olivia Lytton, e foca muito em Whitehouse e sua reputação. Ainda sim, “Anatomy of a Scandal” aborda temas importantes e que deveriam ser mais discutidos na sociedade em que vivemos.

Ficou interessado na trama? Assista ao trailer!

Trailer oficial da série

Onde? Netflix

Quando? A qualquer hora, dia e lugar. A série está na plataforma de streaming, Netflix, por tempo indeterminado!

Quanto? A Netflix possui diversos planos de assinatura (básico, padrão e premium). Os preços se iniciam em R$25,90 e podem chegar até R$55,90.

Minha foto :)

--

--

Araetá
Araetá

Published in Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3º Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.