‘Anatomy of a Scandal’
Sexo, poder e privilégio
Por Sofia Carvalho Bourroul Ribeiro
A nova minissérie original da Netflix, “Anatomy of a Scandal”, que teve sua estreia no dia 15 de abril, é uma adaptação do livro de Sarah Vaughan. A série ficou entre as mais assistidas do streaming e contou com seis episódios de, em média, 45 minutos. “Anatomy of a Scandal” é um excelente thriller psicológico e um inquietante drama jurídico, conta a história de um casamento que termina em meio à pressão do público.
No início da série, Sophie aparenta viver uma vida de luxo idealizada com seus dois filhos e seu marido, James Whitehouse, um renomado político britânico. Porém, logo no primeiro episódio, tudo começa a desmoronar quando Whithehouse assume ter tido um caso com sua colega de trabalho, Olivia Lytton, e é acusado de estupro pela mesma.
Como mencionado, James assume ter tido uma amante, porém nega a acusação de violência sexual e fica extremamente ofendido. O caso é levado aos tribunais de justiça e a promotora da acusadora tenta, de qualquer maneira, destruir a imagem de James para ganhar o processo. Além da pressão do tribunal e da mídia, Whitehouse enfrenta dificuldades no seu casamento quando sua mulher, Sophie, começa a questionar sua inocência.
O ponto principal da série é explorar quais são os limites de uma relação consensual e não consensual. Ela retrata a realidade na qual vivemos, em que o sexo masculino, principalmente aqueles com dinheiro e status, são creditados aos olhos do tribunal e a experiência da mulher tende a ser minimizada.
Minha única crítica à série é que a narrativa negligencia o ponto de vista da vítima, Olivia Lytton, e foca muito em Whitehouse e sua reputação. Ainda sim, “Anatomy of a Scandal” aborda temas importantes e que deveriam ser mais discutidos na sociedade em que vivemos.
Ficou interessado na trama? Assista ao trailer!
Onde? Netflix
Quando? A qualquer hora, dia e lugar. A série está na plataforma de streaming, Netflix, por tempo indeterminado!
Quanto? A Netflix possui diversos planos de assinatura (básico, padrão e premium). Os preços se iniciam em R$25,90 e podem chegar até R$55,90.