Animal Crossing: New Horizons

Por Isabela Lebelson Szafir De Nicola

Isa De Nicola
Araetá
3 min readJun 2, 2020

--

Imagem promocional do jogo.

Animal Crossing: New Horizons é um videogame de simulação social desenvolvido e publicado pela companhia Nintendo Entertainment no dia 20 de março de 2020, e é o quinto jogo da série de jogos “Animal Crossing”. No jogo, você é mandado para uma ilha deserta junto com alguns animais antropomórficos para começar uma vida nova, e cabe a você remodelar a ilha, decorá-la, e arranjar mais moradores para transformá-la em uma comunidade pacífica e paradisíaca.

Não existe uma narrativa em Animal Crossing, nem um prazo pra você completar seu objetivo: E esse é um dos charmes do jogo — A atmosfera calma. O jogo não te exige nada além do que você possa fazer, nem te pressiona. Isso acaba sendo um fator extremamente atraente para pessoas que não estão acostumadas a jogar videogames.

Acima: Uma comunidade celebrando a construção de uma nova ponte.

Há várias maneiras de decorar sua ilha: Plantando flores, construindo e comprando móveis, remodelando morros e rios, entre outros. Há também outras coisas para fazer além de decoração, porém: No inicio do jogo, um museu é construído em sua ilha, com quatro categorias no momento: Peixes, Insetos, fósseis e arte. Para completar o museu, você pode pescar, caçar insetos, escavar por fósseis, e localizar obras de arte de verdade quando vendidas por um contrabandista, fazendo com que o jogo nunca te deixe sem ter o que fazer. E ainda por cima, é possível jogar com seus amigos, pois o jogo é multijogador: O que significa que você pode ter até 10 amigos na sua ilha para lhe fazer companhia.

Uma coisa que evitei comentar de inicio fora a recepção que o jogo recebeu no lançamento; Já era um jogo aguardado devido a popularidade da franquia, porém algo ainda mais marcante aumentou o fator de desejo do jogo: A quarentena. Devido ao COVID-19, ninguém podia sair de casa (E, até o momento da escrita desta crítica de arte, ainda não podem), e devido a isto gerou muita ansiedade e medo na população. Então, quando se tem um jogo com uma fantasia de escapismo na qual você possa relaxar e não se preocupar com o que se há la fora, o que acontece?

A resposta é 5 milhões de cópias vendidas apenas no primeiro mês, e é atualmente um dos jogos mais vendidos da Nintendo.

Acima: Uma pessoa plantando e regando flores; quando se rega suas flores, há chances delas se espalharem pela ilha com cores diferentes.

Para mim, o jogo fora terapêutico: Eu podia passar meu dia conversando com meus vizinhos, pescando, e construindo bancos para decorar minha pequena ilha. Há tanta coisa que eu posso fazer, mas ao mesmo tempo eu não sou obrigada a fazer todas ao mesmo tempo. É algo que me acalma, e me traz um prazer que me deixa aliviada.

Há vários sites também para você poder aumentar sua experiência: Existe o Nookazon, onde você pode organizar e fazer trocas de itens e habitantes entre outros jogadores: https://nookazon.com/

E há também o VillagerDB, que é um database de itens e habitantes, aonde você pode criar uma lista de desejos de itens que você quer para sua ilha: https://villagerdb.com/

O jogo foi lançado para a plataforma do Nintendo Switch, e no momento custa R$ 250,00 reais. Ele pode ser comprado via Amazon ou Nintendo E-shop.

Acima: foto de quem escreveu este artigo; e abaixo….

…A foto do passaporte da escritora no jogo!

--

--

Isa De Nicola
Araetá
0 Followers

Student at Fundação Armando Álvares Penteado