Areia Movediça

Por Mayara Nunes de Britto Pereira

Mayara Nunes
Araetá
3 min readApr 22, 2019

--

Capa da série “Areia Movediça”, 2019.

A série “Quicksand”, em português “Areia Movediça” e em sueco “Störst av allt”, é uma série televisiva sueca de dramaturgia, baseada no romance de Malin Persson Giolito, 2016. Sua primeira temporada, composta por seis episódios, foi lançada em 5 de abril de 2019 na Netflix.

Os capítulos permeiam através da história de Maja Norberg, uma menina de 18 anos que é presa como principal suspeita e cúmplice de um crime (assassinato, tentativa de assassinato e cúmplice de assassinato) que foi cometido na sala de aula de sua escola. A história é contada a partir da perspectiva de Maja, com eventos intermitentes entre os dias atuais e suas memórias de eventos que a levaram ao crime.

Juntamente com o seu advogado, Peder Sander, Maja relembra os principais acontecimentos que antecederam o crime, o tiroteio na escola. E assim, novos personagens entram na trama, como por exemplo, seu namorado, Sebastian Fagerman.

Sebastian contando sobre seu passado à Maja, em “Areia Movediça”.

Em um flashback, cenas mostram um passado recente de Maja e Sebastian e como tudo começou entre eles: em um luxuoso navio na França, de propriedade do pai de Sebastian, Claes Fagerman. Sebastian expressa à Maja sobre o difícil passado de sua família e nos revela alguns de seus traumas familiares.

Sem muitos spoilers, Maja é a única estudante que ficou viva após o tiroteio, e seu ex-namorado, Sebastian, é revelado morto na cena do crime. Será que ela conspirou e planejou o ataque ou ela é uma inocente? Quais seriam as condições de inocência deste caso? De quem é a culpa? São as perguntas indiretas que nos permeiam a todo momento.

Maja Norberg sendo presa em “Areia Movediça”.

Apesar de não ser baseada em fatos, a série é instigante e nos faz refletir por diversas questões culturais e socialmente impostas. Dentre elas, os conceitos de relacionamento abusivo, estupro e machismo. Por possuir diversos gatilhos emocionais, com certeza, me fizeram refletir também sobre as desigualdades de classe social e de gênero.

O desfecho dessa história é logo solucionado na primeira temporada. O que é ótimo na minha opinião… Já que não foi preciso aguardar por mais episódios para saber qual é o fim de Maja. Final pelo qual, não poderia ser melhor.

Quer descobrir o fim de Maja? Assista!

Onde se encontra? Netflix (mensalidade Netflix — Padrão e Premium: R$19,90 e R$37,90). Acesse: https://netflix.com

Quando disponível? Lançado em 5 de abril de 2019

Disponível por tempo indeterminado.

SELFIE! :)

--

--