FRANCISCO ROSA “Endoexorama”

Por Laís Oliveira

Pois bem, graças a este trabalho pude conhecer e admirar a galeria de um amigo meu, conheci o Luís por alguns amigos em comum, quando ele me contou que tinha algumas galerias no mundo, fiquei realmente impressionada, recebi diversos convites para algumas exposições, mas nunca conseguia ir, então, graças a este trabalho venho contar minha experiência.
 Luis Maluf Art Gallery é uma galeria de arte, onde diversos artistas expõem suas obras, a entrada é gratuita pois ela funciona como uma loja de obras de arte, caso alguém se interesse pela obra (preço fica sob consulta).
 A galeria se apresenta como um espaço de experimentações inter/trans e de múltiplas linguagem destinado ao incentivo à arte contemporânea em todos as suas formas. Localizada na capital mundial da arte urbana (São Paulo), a galeria realiza “eventos que propiciem discussões, debates e apontamentos entorno das correntes da atual produção artística do nosso país, oferece ainda serviço de consultoria em produção, representa e investe em novos artistas com propostas e pesquisas bem fundamentadas dentro do atual momento.

LUIS MALUF ART GALLERY
 As obras expostas no momento são do escultor e artista plástico Francisco Rosa, mineiro , desde pequeno se interessava por arte e coisas que brincassem com sua criatividade, transita por diversas linguagens artísticas mas aqui nesta exposição ele faz a reutilização de resíduos sólidos do ambiente urbano, que é seu campo de pesquisa artística há mais de 15 anos.
 A atual exposição do artista chama-se “Endoexorama” que contém 12 esculturas.

58x112x35 cm De Peito Aberto.

Tentarei descrever o que senti ao me deparar com suas obras á um primeiro momento, senti leveza, os arames nos fazem acreditar que as obras são tão leves e que possuem pedaços flutuantes, que se desintegram junto com o ar, mas depois assimilei a cor vermelha, a dor, morte, sofrimento.
 Sua obra na minha opinião consegue ser leve e brutal ao mesmo tempo.
 Quando criança o artista era zombado por não desenhar bem e hoje ele consegue desenhar pelas sobras, criando ilusões e acrescentado detalhes importantíssimos a composição de sua obra.

160x70x52 cm Se não for espelho, Narciso acha feio.
 Francisco Rosa

Esta obra expressa elegantemente o homem prezo ao seu ego, obra baseada no mito de Narciso, outras obras do artista também são baseadas em mitos ou historias de criação como:

Recriação de Adão 330X220X44 cm

Interessado pelo processo do fazer artístico e pela arte visual como uma experiência em si, assim sendo muito mais do que como só o objeto final apresentado ao mundo, Rosa busca nas experiências que vivencia a partir de valores relativos, a poderosa capacidade do homem de alcançar outro tipo de realidade ou experimentação.

LOCALIZAÇÃO:
R: Peixoto Gomide 1887-Jardim Paulista, São Paulo.
*de terça até domingo das 11:00 as 20:00.
*visitação gratuita.

*EXPOSIÇÃO DURA DE ACORDO COM AS VENDAS DAS OBRAS.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.