As novas músicas de Kanye West

Vitor Leone
Araetá
Published in
4 min readMay 22, 2018

por Vitor Leone / Vitor Leone

Kanye West, considerados por muitos o maior artista do século XXI, volta aos holofotes com uma série de declarações polêmicas e o anuncio de novos álbuns, um solo para primeiro de junho de 2018, outro em um novo projeto em colaboração com o rapper Kid Cudi para dia 8 de junho, seguido por pelo menos mais três álbuns de outros artistas produzidos inteiramente por ele ainda este ano.

Kanye West tinha o twitter de maior relevância do mundo, porém em 2016 após uma série de tweets conturbados, Kanye foi internado em uma clinica psiquiátrica para tratar o que os médicos chamaram de uma “psicose temporária” e cancelou os 23 últimos shows da turnê do álbum “The Life of Pablo”. No começo de 2017 ele deletou seu twitter dizendo que queria passar mais tempo com seus filhos e esposa.

No começo de abril de 2018 Kanye West volta para o twitter com um novo perfil (que em menos de dois messes já acumula 28,3 milhões de seguidores) e comunicou que lançaria um livro de filosofia e dois novos álbuns no começo de junho com intervalo de menos de uma semana, um solo e outro em um novo projeto (similar ao Watch The Throne, parceria com o rapper Jay Z de 2011) com Kid Cudi, o qual se chamará Kids See Ghosts . Anunciou depois álbuns de Nas, Pusha T e Teyana Taylor com todas as faixas produzidas inteiramente por ele a serem lançados entre 25 de maio e 22 junho.

Passou os dias subsequentes tweetando fervorosamente, entre os assuntos estava seu livro de filosofia que viria com a missão de explicar porque as pessoas estão viciadas em fotografias e se chamaria “Break the Simulation”, disse ainda que ele mesmo seria o editor pois não queria que suas ideias fossem distorcidas por outros até chegarem ao seu público . Após duas semanas de volta no twitter informou que o seu livro era escrito ao vivo e que ele era seu próprio twitter, tudo ali era escrito era sua mensagem para o mundo.

Na expectativa por seus novos álbuns e com Kanye de volta as redes sociais, a internet prestava total atenção em seus passos, e foi com um tweet que apoiava o modo de pensar de uma mulher negra que defendia trump que Kanye foi escrachado por acreditar nas medidas do presidente e apoiar suas ideias. Kanye então concedeu uma entrevista ao TMZ, principal veiculo de noticias da indústria do entretenimento americana, onde ele fez declarações polêmicas que renderam represálias a ele provenientes de outros artistas.

Como resposta Kanye divulgou duas novas músicas com diferenças de horas, a primeira foi Lift Yourself e Ye vs The People (com participação do rapper T.I.), ambas provavelmente não farão parte de seus novos álbuns e tem como propósito exclusivo responder os acontecimentos causados pela declaração de seu apoio a Trump.

A primeira, Lift Yourself é uma critica ao rap atual, onde todos os rappers rimam com o mesmo flow, o triplet, que popularizados pelos rappers migos e future caíram no gosto das novas gerações e todos os lils ou yungs agora cantavam desse mesmo jeito em seus traps. Além disso ao dizer que vai falar um grande verso e começando a falar palavras sem sentidos que rimam, Kanye também critica a maneira como o povo vê ele, apenas como produto para entretenimento, fazendo sons bacanas, barulhos dançantes e não conseguindo realmente entender a mensagem que ele tenta passar em suas letras.

Na segunda, Ye vs The People (featuring T.I. as the people), Kanye trás o rapper T.I. para interpretar a resposta que a grande massa da a suas declarações, respostas que seguem uma agenda, sendo pré-moldadas pela mídia, respostas que dizem prezar a liberdade de expressão mas o criticam e tentam calar sua voz por se expressar e pensar diferente do que seria o indicado para ele, chegando até mesmo a afirmar que suas ideias são erradas e inferiores. Destacarei a seguir alguns versos da música com sua tradução logo abaixo:

“I know Obama was heaven sent
But ever since Trump won, it proved that I could be President”

T: Eu sei que Obama foi um enviado dos céus/ Mas desde que o Trump ganhou, ele provou que eu poderia ser presidente.

“All Blacks gotta be Democrats,

Man, we ain’t made it off the plantation”

T: Todos os negros tem que ser democratas

Cara, então nos nunca saímos da escravidão

--

--