Azaghal — Valo Pohjoisesta
por: Sâmya Gheneim
Azaghal, Banda Finlandesa com a primeira aparição em 1998 com a demo “noituuden torni” (torre de feitiçaria).
A banda era originalmente chamada Belfegor (1995 -1997) e lançou uma demo chamada “The Ancient Gods o Evil”. Se separaram e voltaram com o nome de, Nargoventor (1997–1998).
Logo mudaram pra Azaghal, que é o nome de um anão rei na mitologia do Tolkien.
Temas comuns: Satanismo, ódio e anti-cristianismo.
Essa música (“Valo Pohjoisesta”) é um single do álbum de mesmo nome que vai sair dia 24/09/2018.

O som está mais técnico, o baixo mais expressivo e a bateria agressiva. Mais melódico e sem perder o peso, mostrando uma evolução técnica da banda. A letra da música simboliza uma revolta dos seguidores das religiões nórdicas tradicionais contra o cristianismo imposto; isso é representado na música por meia da metáfora da “luz do norte” (aurora boreal) representando uma força soberana.
Assistindo o vídeo a mensagem da letra fica mais clara: durante a maior parte do vídeo vemos uma sequência de imagens que constroem a metáfora da letra: auroras boreais, florestas, mãos acorrentadas, uma igreja e o que aparenta ser um padre lendo a bíblia. Quando o vídeo se aproxima do fim vemos vídeos da banda tocando a música ao vivo intercalados com imagens da igreja pegando fogo e das mãos acorrentadas se libertando.
Na minha opinião, o vídeo está fraco em relação à qualidade sonora entregue pela banda, pois a repetição das imagens torna a experiência um pouco entediante.

A arte da capa também demonstra a evolução da banda, com uma arte mais trabalhada e expressiva , também cheia de alegorias que ajudam a ilustrar a intenção da banda neste trabalho.
Onde: https://www.shop.immortalfrostproductions.com/product/azaghal-valo-pohjoisesta-digipack/
Quando: 24/09/2018
Quanto: €12,00
Links relacionados:
https://www.facebook.com/AzaghalTerrorCult/ (página da banda)
https://www.youtube.com/channel/UCg31jHQHnEBZuAWkcCf_PiA (canal da gravadora)

