Banksy Exhibition

Pauline Hansen
Araetá
Published in
3 min readSep 3, 2018

No começo do ano de 2018 tive o prazer de fazer uma viagem para Europa. Lá pude visitar inúmeros museus de diferentes assuntos. Vendo que a arte de rua se prolifera cada vez mais nos dias de hoje, e gostando muito delas, fui atrás de alguma exposição e coincidentemente estava em Amsterdam onde havia uma exposição do Banksy.

Confesso que não sabia direito de quem se tratava, porém fui pesquisar sobre esse artista polémico e resolvi que gostaria de conhecer ao vivo suas tão famosas obras.

Chegando ao museu pude observar um público bem jovem e cool. As obras me chamaram mais atenção quando pude ver que a polémica de que Banksy era na verdade, vários artistas ao invés de um só, era mentira. Lá, conta toda sua trajetória e um pouco de como começou esse movimento.

Pude perceber que aquelas obras não se tratavam só de sua história ou quadros interessantes, trata-se de uma revolta contra a sociedade atual. São modos de protestos contados pela arte, e que variam o tema. São expressões fortes de arte que trata-se de assuntos como guerra, machismo, xenofobia, corrupção, destruição do mundo……

Policia corrupta
elefante com bomba
a sociedade vigiada
pedido de socooro
guerra como uma coisa banal
somos todos amor

São assuntos que merecem ser abordados por todos e você realmente pode ver as pessoas comentando sobre o que elas veem e suas posições sobre cada assunto especifico. O legal é que não aborda só o tema de pixação ou arte de rua e sim o contexto todo desse movimento artístico que pode ser considerado aceito pela sociedade a pouco tempo.

inteligência
homem moderno
Elefante sendo escravizado para guerra

Me identifiquei com vários protestos mostrados, de uma maneira justa que merece um espaço nas ruas do mundo inteiro. Bansky deixa suas obras expostas nas ruas, que acabam sendo o seu foco, porém em Amsterdam ele deixa seu acervo principal pois as autoridades de vários países não querem que sua arte seja exposta…. Isso é contado também na exposição, podemos ver a história de protestantes e formas de protestos do mundo inteiro, que sempre tem uma intervenção por parte de alguém que não há interesse em colocar em evidências os escândalos da sociedade. Porque será?

INFORMAÇÕES SOBRE A EXPOSIÇÃO:

Onde: Mocum Museum, Amsterdam, Holanda.

Quanto:13,50 Euros

Quando: 4/01/2018

Até quando: Exposição fixa até data indeterminada

Pauline Hansen

--

--