Beco do Batman

Flávio Torres
Araetá
Published in
3 min readMay 28, 2018

Flávio Tambascia de Figueiredo Torres

Selfie, com um grafite, autor desconhecido

O beco do Batman, é a passagem entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, trata-se de uma viela repleta de grafites, onde não há sequer um centímetro de parede que não seja preenchido por alguma arte.

Dizem que o nome foi dado por conta de um grafite do personagem da DC, embora esse mesmo grafite já não esteja lá, e era um ponto de encontro de grafiteiros desde os anos 80, se tornando cada vez mais popular ao publico. No beco encontram-se grafites de artista já renomados como também de artista não tão conhecidos. Dentre os grafiteiros que ilustram o beco estão, Highgraff, Ninguém Dorme, Milo Tchais, Hebert Baglione, Boleta, Fefe Talavera, Miss Van e Ciro Schu.

Obra de Binho3m

Os murais são muitas vezes obras individuais, porém alguns são de autoria coletiva, o que para mim torna o local muito especial, pois em um só mural conseguimos ver diferentes artistas com técnicas variadas agindo em conjunto, e enquanto criam algo harmonioso conseguem também dar um toques pessoais.

Mural comunitário de Ninguém dormi, Milo Tchais, Boleta e Highgraff. Foto obtida no site http://grafitesdesaopaulo.blogspot.com.br/2016/02/beco-do-batman.html

Pessoalmente sempre gostei de grafite mas nunca pesquisei muito a fundo, ir ao beco é uma experiencia essencial para quem visita São Paulo, e principalmente para quem mora aqui. Ao andar pelo beco conseguimos nos sentir imersos no cenário da arte de rua.

O passeio pode ser feito em 5 minutos, com uma simples travessia, ou em 2 horas, para poder ver, analisar, e apreciar cada centímetro do beco e dos grafites presentes no ambiente. Vale dizer que algumas obras são atualizadas com o tempo, fazendo assim o beco um lugar em constante mudança, então não se trata de um local para ir uma vez na vida, e sim muitas.

Mural por Milo Tchais

Outro pronto interessante de se analisar ao visitar o beco, é a mistura entre arte moderna, arte clássica acadêmica e arte de rua, o que dá um aspecto contraditório que mistura a eternidade, o efêmero, e o indistinto.

Por fim, vale comentar que o beco é geograficamente privilegiado já que se situa na Vila Madalena, assim ao terminar o seu passeio você conta com um leque amplo de bares e lugares para ir e continuar a sua descoberta da cidade.

Mural por Saci Michael
Mural por Agnaldo Mirage
Mural por Binho3m
Mural por Niggaz

Serviço:

Local: Viela entre a Rua Medeiros de Albuquerque, e Rua Gonçalo Afonso.

Valor: Gratúito, porém existem visitas monitoradas com agências de viagens.

Horário: Aberto 24 horas, porém como é um local em via publica é preciso tomar cuidado com o horário em questões de segurança. O melhor horário é o fim de tarde e começo de noite, pois outras atrações e locais começam a abrir, então você terá para onde ir depois do passeio.

--

--