BOOM FOR REAL: A ADOLESCÊNCIA TARDIA DE JEAN-MICHEL BASQUIAT
Por Julia Schlatter
O objeto escolhido por mim para a crítica de arte é um filme/documentário que retrata os anos anteriores à fama do renomado artista americano Jean-Michel Basquiat e a forma como a cidade de Nova York e sua cultura artística diversificada das décadas de 1970 e 1980 moldaram a sua visão.
O documentário teve data de lançamento em 13 de setembro de 2018 em Portugal mas foi produzido e filmado nos Estados Unidos.
O documentário possui um estilo que me encanta toda vez que é utilizado em alguma produção audiovisual, que é o uso de fotos e vídeos antigos que remetem o passado descrito na narração que os acompanha. Vídeos mostram um jovem Basquiat, ainda desconhecido pelo publico, em uma época de revolução artística que nasce no coração de Nova Iorque e a revolta contra a institucionalização da arte.
Minha preferência por tal estilo vem do sentimento de nostalgia e intimidade que ele nos causa, como se estivéssemos conhecendo uma parte desconhecida e íntima de uma figura famosa e mundialmente renomada.
O filme possui entrevistas de parentes e amigos de Basquiat, que contam como antes da fama, ele morava nas ruas, acompanhado de estranhos com os quais passava dias inteiros conversando.
"Ele deixava a arte ser ela mesma por isso seu trabalho era extremamente bruto, e em alguns aspectos, quase infantil".
Da aclamada diretora Sara Driver, participante da cena cinematográfica independente que floresceu na baixa Manhattan do final dos anos 1970, o filme foi selecionado para o Festival Internacional De Toronto.
Outro motivo para minha emoção com relação a essa obra é a sua semelhança em relação a montagem e edição ao documentário sobre Kurt Cobain, Montage of Heck, outro filme que me toca profundamente, que nos passa uma imagem diferente e mais verdadeira daquela projetada pela mídia e por meios de comunicação em massa.
Onde: como não foi lançado em cinemas brasileiros, o documentário inteiro pode ser encontrado na internet.
Quando: lançado em 2017 nos Estados Unidos e dia 13 de setembro de 2018 em Portugal
Até quando: indefinido
Links relacionados: https://vimeo.com/288020039