Brennand, Mestre dos Sonhos

Félix Müller
Araetá
Published in
3 min readNov 7, 2017

Fábio Félix Mûller

Fui à exposição “Brennand- Mestre dos Sonhos”, na Caixa Cultural São Paulo, que começou dia 14 de outubro e vai até o dia 17 de novembro, em
comemoração aos 90 anos do artista pernambucano e me senti transformado. Lá chegando, sem qualquer problema ou demora (o que é inédito em nossa cidade!), me deparei com um universo que me era desconhecido ate então.

A mostra do artista pernambucano apresenta mais de 30 obras, dentre elas:
desenhos, pinturas, cerâmicas, resenhas e fotografias. Seus temas são a
mitologia, sexualidade, natureza, histórias, tudo com um toque regional e
popular do nordeste brasileiro, com várias pinceladas de emoções.
Muitas vezes, vou a exposições e não gosto, mas esta mostra despertou em
mim uma atenção especial. As obras são apresentadas seguindo uma ordem
temporal crescente, de forma cronológica e há um fundo musical , com cantos
gregorianos, o que provocou uma sensação única em meus sentimentos.

Ligia| Antígona
Cerâmica Vitrificada
h 1.36cm | h 100 cm
Base: 60cm | 38X58cm
2015 | 1978

Senti algo diferente nesta visita. Os trabalhos de Brennand não são meras
reproduções de cenas ou pessoas; elas transbordam de emoções e mostram algo além do óbvio, brincam com cores, estilos e matérias primas. Suas obras me transportaram para o mundo dos sonhos do artista, levando meus pensamentos abstratos para as obras se apresentam na mostra.

Francisco Brennand nasceu no dia 11 de junho de 1927, talvez por isso tenha
me causado tanta identificação: somos ambos geminianos, almas rebeldes. Os
trabalhos expostos fazem parte de seu acervo, da Oficina Brennand em Recife.

Auto-Retrato aos 70 anos | Toques (série O castigo)
Acrilico sobre papel | Acrílica s/ duratex
49X40 cm | 77x98 cm
1997 | 2013

Devo dizer que o fato de , aos 90 anos , ainda trabalhar com tanta esperança e
afinco, sendo super criativo e atuante, fazendo obras tão significativas, me faz ter ainda mais vontade de criar, dar início a novos trabalhos que expressem a minha emoção. Ele é um exemplo de vida.

Obrigado, Brennand, por abrir meus olhos a seu mundo de sonhos e por me
deixar ainda mais disposto a mostrar o meu.

Toques (série O castigo)
Acrílica s/ duratex
77 x 98 cm
2013

Fábio Félix Müller

Data: 14/10/2017 a 17/12/2017

Horário: terça a domingo, das 9h às 19h
Horário da Bilheteria: -
Local: Caixa Cultural São Paulo
Entrada: Praça da Sé, 111
Valor do Ingresso: Entrada franca

Referência:

http://www.caixacultural.com.br/SitePages/evento-detalhe.aspx?uid=7&eid=1553

#3FPN20172 #caixacultural

--

--