‘Bridgerton” — 2ª temporada

Após o grande sucesso da primeira temporada, ‘Bridgerton’ volta para uma segunda temporada, porém com uma pegada muito mais dramática

Juliana Terra
Araetá
5 min readMay 15, 2022

--

Por Juliana Viana Terra

Pôster da 2ª Temporada de Bridgerton na Netflix

A série gira em volta de uma das mais importantes famílias aristocráticas de Londres, os Bridgertons. Na primeira temporada, a história é focada em Daphne e acompanhamos ela na sua jornada de encontrar amor e felicidade na sociedade londrina. Já na segunda temporada seguimos Anthony Bridgerton, o primogênito da família, e a sua tentativa de encontrar uma noiva no mercado para que cumpra as suas obrigações familiares, tirando o amor da sua lista de exigências. Esse plano pode ser prejudicado quando chega em Londres uma nova família, as Sharmas, composta principalmente por duas irmãs: Edwina Sharma, a nova debutante de Londres, a qual Anthony corteja, e Kate Sharma, a qual está determinada a achar o melhor pretendente para sua irmã e que para ela certamente não é Anthony Bridgerton.

Essa temporada teve tanto erros quanto acertos, em que os fãs da série de livros originais e os da série discordam. No entanto, um aspecto foi a química demonstrada pelo casal principal, Kanthony, como o casal principal é conhecido pelos fãs. As suas cenas não possuíam muitos diálogos, porém as atuações de Simone Ashley (Kate) e Jonathan Bailey (Anthony) transmitem todas as emoções necessárias para saber exatamente o que o casal está sentindo. Nos baixos sussurros, nas respirações ofegantes conseguimos ver a conexão magnética desses dois personagens. O aspecto de enemies-to-lovers também foi essencial para a trama. No começo, as discussões entre os dois foi o jeito que melhor estabeleceram a sua comunicação. Na história é possível observar essa evolução para um diálogo muito mais aberto em que ambos se comunicam sobre seus medos e anseios, e um elo é estabelecido pelo fato dos dois estarem encarregados de cuidar de suas famílias.

Episódio 4 — Primeira dança de Kate e Anthony com a música "Dancing on My Own" em modelo clássico

Muitos fãs acharam que a segunda temporada se afastou muito da narrativa dos livros. No entanto, devemos lembrar que série é uma meio de produzir histórias e o livro é outro, se manter fiel aos livros pode ser o declínio da qualidade da série. Na minha opinião, tem pelo menos uma cena que foi melhor na série do que no livro: a famosa cena da abelha. Segundo relatos dos leitores dos livros, Anthony fica desesperado ao ver uma abelha se aproximando de Kate, e finalmente a picando, quando, em um ato de desespero, começa a sugar o veneno do peito dela. Eles são pegos nessa posição por outras pessoas e são forçados a se casar.

Já na série, a cena é muito mais íntima e dá início ao romance proibido de Anthony e Kate. A cena tem pouco diálogo e é bem breve, mas mostra a química extraordinária que os atores trouxeram para o casal, e a partir daquele momento temos certeza que a conexão deles vai além dos diálogos argumentativos que os dois têm ao longo da série. Outro fato a ressaltar é que eles não são forçados a casar e assim consegue-se desenvolver melhor o seu relacionamento sem serem obrigados a isso.

Episódio 3 — Cena da picada da abelha

Vale ressaltar, que nem tudo nessa temporada foi romance. Ela foi marcada também por muitas histórias secundárias, que poderiam ser melhor elaboradas e menos apressadas, se diminuíssem o número delas. Entre elas estão: o novo herdeiro da família Featherington; Penelope tentando manter o seu segredo de sua melhor amiga, Eloise, e Benedict e seu desenvolvimento como artista. O melhor dessas histórias secundárias foi o desenvolvimento de Benedict, que será essencial para quando a sua temporada vier.

Outro aspecto bem importante que foi muito bem desenvolvido em Bridgerton foi as relações familiares, principalmente as relações entre mães e filhos. Nessa temporada, vemos o trauma de Anthony de ver o seu pai morrendo em sua frente e o sofrimento que isso causou em sua mãe. Apesar disso, ela ainda incentiva Anthony se casar por amor, e que sofrer pelo amor verdadeiro vale a pena.

Do outro lado, temos a relação entre Lady Mary e Kate, a qual não é sua filha biológica, e que ela sente que deve ser constantemente perfeita e ajudar a sua irmã no caminho de ter uma vida de felicidade e sucesso. Um dos momentos mais marcantes foi no último episódio em que Kate e a Lady Mary, estão conversando sobre Anthony, e elas adentram um assunto que vai além da química que surgiu entre os dois. Temos um momento intenso em que Kate acha que Lady Mary está decepcionada com ela por arruinar o casamento de Edwina, que ela devia tudo a ela e no ápice da conversa temos essa linda frase:

"You owed me nothing! You never had to earn your place in this family. I loved from the day I met you. […] You came into my life, as a daughter, and I never saw you as anything else"

(Você não me deve nada! Você nunca teve que conquistar seu lugar nessa família. Eu a amei desde o dia que a conheci. […] Você entrou na minha vida, como uma filha, e eu nunca a vi de maneira diferente). — Lady Mary Sharma no 2x08 de Bridgerton.

Essa frase demonstra os laços familiares que são construídos e desconstruídos ao longo da segunda temporada, e que a série explorou os vários tipos de amor existentes nas relações humanas.

Essa temporada foi marcada por várias polêmicas, porém a principal delas foi a falta de cenas de Kate e Anthony, principalmente as de sexo, as quais estavam muito presentes na primeira temporada, com o casal principal Daphne e Simon. Porém, isso é recompensado na química demonstrada pelo casal e a sua trajetória estilo slow burn, que apesar de ser muito dramática, é mais desenvolvida e a sua relação é melhor construída.

Episódio 5 — um dos vários quase beijos da série Bridgerton na Netflix

Onde? Streaming Netflix

Quanto? Assinatura da Netflix: varia de 25,90 a 55,90/mês.

Quando? Ainda disponível para ver na Netflix.

SAIBA MAIS!

Para saber se faz o seu estilo, assista aqui o trailer das duas temporadas da série.

--

--