Cadê você, Bernadette?

Giovana Genoso
Araetá
Published in
4 min readNov 25, 2019

CRÍTICA DE ARTE por Giovana Genoso.

Capa do livro “Cadê você Bernadette?”/ Cartaz do filme “Cadê você Bernadette?”

O filme Cadê Você, Bernadette? dirigido por Richard Linklater, roteirista e ator americano, é uma grande mistura de mistério e drama que envolve a vida de uma revolucionária arquiteta que passa por diversas crises devido a sua precoce aposentadoria. Precisamente, o contexto gira em torno de uma busca à Bernadette Fox (Cate Blanchett), que some de casa sem deixar nenhuma pista um dia antes de uma viagem de família para a Antártica. Lançado no dia 07 de novembro de 2019 e ainda sem previsões para saída de cartaz, o filme é uma adaptação do livro escrito por Maria Semple em agosto de 2012. Apesar de uma excelente direção e um elenco cheio de estrelas, acredito que o ponto mais fascinante desta obra é o processo de “renascimento” da protagonista, principalmente envolvendo as ideias de auto abandono e a constante luta para se descobrir outra vez.

Logo no início, é possível notar em cada gesto interpretado por Cate Blanchett que Bernadette Fox é uma mulher traumatizada e que passa por um processo de decomposição mental, principalmente depois de se mudar de Los Angeles para Seattle devido ao trabalho de seu marido Elgie (Billy Crudup).

Cenas do filme “Cadê você Bernadette?”

De fato, o único motivo que mantém Bernadette viva após todos esses traumas é a existência e companhia de sua adorável filha Bee (Emma Wilson), com quem passa a maior parte do seu dia. Muito impulsiva, suas ações e decisões são drasticamente influenciadas por seus medos e paranoias, refletindo em constantes atritos com sua vizinha (Kristen Wiig), difícil adaptação em Seattle e na relação cada vez mais distante com seu marido. De fato, a jovem Bee é a grande responsável pelo sucesso de Bernadette em encontrar sua felicidade novamente e conseguir se reinventar. Além de ir atrás das pistas que a levariam ao destino de sua desaparecida mãe, ela conseguiu fazer seu pai Elgie perceber que ele tinha muita culpa nisso tudo e o motivou para consertar a situação.

O mais interessante disso tudo é a forma como as circunstâncias mudaram ao longo do filme. Antes sua pior “inimiga,” foi sua vizinha que acolheu Bernadette em sua casa quando ela decidiu fugir de sua casa, quando Elgie queria interná-la em uma clínica. E foi fugindo para a Antártica sozinha que Bernadette se encontrou. Após anos se dedicando a família e abandonando sua carreira, a revolucionária se ofereceu para fazer uma obra de graça, com condições de trabalho precárias, mas com uma felicidade no rosto que não tinha sido vista em nenhuma outra cena. Quando Bee e Elgie viram a disciplina de Bernadette trabalhando e, meses depois, o resultado final da obra, estava realmente claro o que Bernardette precisava para voltar a ser feliz.

Cenas do filme “Cadê você Bernadette?”
Cenas do filme “Cadê você Bernadette?”

Direção : Richard Linklater.

Roteiro : Richard Linklater, Holly Gent e Vincent Palmo Jr.

Autora : Maria Semple

Elenco principal : Cate Blanchett, Billy Crudup, Kristen Wiig, Troian Bellisario, Judy Greer, Zoe Chao, Laurence Fishburne, James Urbaniak, Megan Mullally, Claudia Doumit, Steve Zahn, Johannes Haukur Johannesson, Kate Burton, Richard Robichaux, Emma Nelson, David Paymer.

Música : Graham Reynolds e Sam Lipman

Duração: 2h 10 min

Local: Cinemas Cinemark e Cinemas Cinépolis.

R$ 78,65 inteira; R$ 44,15.

Quando : Variabilidade por dia, pesquisar sempre no sites especificos de cada cinema.

Sem previsão para saída de cartaz.

Giovana Genoso; São Paulo, 2019.

#3FPN20192 #CINEMA

--

--