Filipe Tevjovits
Araetá
Published in
3 min readApr 2, 2018

--

Carta ao Pai

Filipe Theodore Tevjovits — 3FPN20181

Selfie tirada em festa comemorativa após exibição da peça "Carta ao Pai"

Carta ao Pai é um monólogo teatral idealizado Por Dionísio Neto, que assumiu a direção, produção e atuação da obra. Inspirada no livro de Franz Kafka, famoso escritor judeu, a peça de aproximadamente uma hora e quarenta de duração retrata a difícil convivência entre Kafka (ainda jovem) e seu pai, um poderoso e bem sucedido médico que sempre cobrou muito do filho. A peça voltará em cartaz nos dias 5 e 12 de maio no Espaço Yucca Estúdio, na rua Barão de Jaceguai, 875 no bairro Campo Belo.

O ator Dionísio Neto, assume em "Carta ao Pai" a difícil missão de interpretar tanto a Franz Kafka, quanto a seu rigoroso pai. A trama é mercada o tempo todo pelas diferentes visões de mundo entre as gerações, denunciando um pai severo e rígido, mas que ao mesmo tempo demonstra amor pelo filho, por vezes muito sutilmente, o que cria certa empatia do público para com o personagem. Quando não está sob o chapéu e o charuto, características marcantes do Kafka pai, Dionísio imerge no mundo sensível e encantador de Fanz Kafka, interpretando um jovem inseguro mas perspicaz, com reflexões e dúvidas comuns a todo e qualquer jovem.

Dionísio Neto interpretando o pai de Franz Kafka na obra "Carta ao Pai"

O que mais me chamou a atenção, além do cenário e figurino simples mas marcante, foi o roteiro. Ao se utilizar constantemente de citações e trechos reais do livro, Dionísio conduz o espectador à uma trama familiar que poderia estar sendo vivida por qualquer um dos presentes ao evento. As questões enfrentadas por Franz Kafka criam uma identificação com a maioria dos jovens que ainda não respondem completamente por si. Um pai que cobra o filho para que se torne alguém na vida, um filho que admira e respeita a trajetória profissional do pai mas decide seguir por outro caminho são situações familiares que não estão restritas à uma determinada região ou época, mas sim que envolvem todo o globo terrestre, independente do tempo. Apesar dos constantes atritos, pai e filho deixam claro o amor pelo outro, de formas diferentes é claro, cada um com suas características e manias, sem fugir dos seus princípios, mas criando um espaço saudável para as mais calorosas discussões.

Acredito que essa seja uma ótima peça para pais e filhos assistirem juntos e colocarem suas questões em dia. A necessidade do diálogo é algo fundamental, que fica muito explícito em "Carta ao Pai"”

Poster convidativo de "Carta ao Pai"”

A peça esteve em cartaz durante a primeira quinzena de março na Livaria Martins Fontes, localizada na Av. Paulista, 509.

Próximas apresentações: 5 e 12 de maio (sábado)

Local: Espaço Yucca, Rua Barão de Jcegaui, 875, Campo Belo

Preço único: R$ 30,00

--

--