Circo em casa

Bruna Gonçalves
Araetá
Published in
3 min readJun 1, 2020

O Cirque Du Soleil disponibilizou, em seu canal do Youtube, alguns especiais. Com a duração de uma hora, cada um é composto por trechos de diferentes espetáculos, esse é o segundo especial. O vídeo é em inglês, todavia, durante as apresentações, não há falas. No começo do vídeo tem um pequeno texto em que eles falam que a intenção deles ao disponibilizar esse especial é porque o mundo precisa da paz que a arte traz nesse momento.

Acrobatas nas barras do espetáculo “Amaluna”.

O nome do show e uma breve descrição de sua história aparecem anterior a cada apresentação, o primeiro fragmento é proveniente do show “Amaluna”. Nesse primeiro trecho, vemos um casal fazendo acrobacias e dançando com dois tecidos que estão pendurados do teto, um grupo de mulheres se apresentando nas barras e depois alguns homens saltando com a ajuda de uma gangorra.

O segundo espetáculo leva o nome de “Bazzar” e começa com uma cantora se apresentando, que depois é acompanhada por uma mulher fazendo acrobacias em uma corda pendurada do teto. Logo após, assistimos a um grupo de jovens dançando no palco, seguidos por quatro acrobatas: uma dupla de homens, uma menina com bambolês, e uma mulher pendurada pelo seu próprio cabelo. E, por fim, vemos um menino com toras em chamas.

O terceiro show representado é “VOLTA”, ele começa com uma moça também pendurada pelos cabelos, mas em uma dança mais lírica e, então, um grupo de meninos saltando entre arcos em movimento, que vão ficando cada vez mais altos. Eles são seguidos pela última apresentação, alguns ciclistas pedalando por rampas montadas no palco.

Danila Bim, artista suspensa pelo cabelo no show VOLTA.

É interessante assistir esse especial por conta dos vários pontos de vista que temos das apresentações. O Cirque du Soleil sempre acontece em um palco redondo, contudo, pessoalmente, é possível assistir o espetáculo somente de uma posição, porém, no vídeo existe uma escolha do melhor ângulo para se gravar, inclusive nos permitindo ver detalhes da maquiagem, do figurino, dos gestos e das performances; coisas que talvez nos passariam despercebidas na apresentação ao vivo.

No entanto, ao transformar o espetáculo em vídeo, a emoção e a empolgação não são tão grandes quanto assistir pessoalmente, envolto de uma platéia. O Cirque du Soleil sempre tem apresentações de tirar o fôlego, com artistas extremamente bem treinados e ensaiados, com uma sincronia espetacular, todavia um pouco dessa sensação de se sentir maravilhado se perde na reprodução em casa. Mesmo assim, não se vai completamente. Ainda nos impressionamos com as acrobacias e façanhas dos dançarinos, mas não é a mesma coisa.

Outro ponto de diferença são os cortes de diversas partes do espetáculo, o que tira a sensação de unidade e de história contínua. Contudo isso é provavelmente proposital, ao assistir dá a impressão de que o vídeo foi postado como um apelo comercial, quase que um “teaser” do que é possível assistir na performance original, talvez na expectativa de atrair espectadores para após o fim da quarentena.

Com tudo que estamos passando, é bom ver grupos disponibilizando material de entretenimento gratuito online. Você pode conferir os especiais de uma hora no canal do Cirque du Soleil e não há indicação de data limite para assistí-los. Além disso, o site oficial deles possui mais informações sobre o grupo e seus espetáculos:

--

--