Coisa Mais Linda

Julia de Andrade Franco

Julia Andrade Franco
Araetá
4 min readApr 24, 2019

--

poster promocional da série com os personagens principais

A nova série brasileira de época da Netflix, lançada dia 22 de março de 2019, criada por Heather Roth e Giuliano Cedroni e dirigida por Caíto Ortiz, Hugo Prata e Julia Rezende, se passa em 1959 e conta a história de uma moça da elite paulistana, Maria Luíza (Maria Casadervall), que estava de partida para o Rio de Janeiro, onde encontraria seu marido Pedro, e juntos inaugurariam um restaurante. Porém ao chegar a capital descobriu que seu cônjuge tinha fugido com todo seu dinheiro e não havia estabelecimento algum. Ao invés de retornar para São Paulo e lamentar o abandono do marido Malu decide ficar na cidade maravilhosa e abrir um Clube de música, com a ajuda de outras três fortes mulheres, Adélia (Patrícia Dejesus), Lígia (Fernanda Vasconcelos) e Thereza (Mel Lisboa).

Protagonistas Adélia (vermelho), Malu (preto), Thereza (branco), Lígia (preto).

Com 4 protagonistas do gênero feminino, a obra visa evidenciar as dificuldades se ser mulher em 1959, e que de certa forma também são atuais, assim cada uma das principais é a personificação de um ou mais problemas. Adélia é mãe solteira, negra e empregada doméstica, foi abandonada pelo pai da criança quando jovem, já Lígia, amiga de infância de Malu, tem o sonho de ser uma cantora de sucesso, mas seu marido Augusto Soares (Gustavo Vaz), possessivo e agressivo, não permite que ela se apresente em público, Thereza é uma jornalista, que trabalha em uma revista feminina, porém a redação é composta somente por homens, que tratam as mulheres com inferioridade, e Malu tenta se tornar empreendedora de seu próprio Clube de música, apesar dos estigmas de que mulher não poderia empreender.

personagens Chico (violão) e Capitão (bateria)

Além de abordar o empoderameto feminino, a série também da destaque ao surgimento da Bossa Nova, entre outros estilos musicais já exitentes como o samba e o jazz. Chico (Leandro Lima) é um cantor do estilo Bossa Nova, tinha tudo para ser um grande sucesso, porém sua falta de compromisso com sua carreira e seu medo de palco o impediam de revelar seu talento, ao conhecer Malu o compositor começa enxergar a vida com outros olhos. Capitão (Ícaro Silva), um músico negro, que após enfrentar muitas dificuldades para viver de suas composições volta para Adélia, com quem tinha um relacionamento e uma filha. Roberto (Gustavo Machado) dono de uma gravadora de sucesso, no Rio de Janeiro, que tenta convencer Chico de seu potencial. Estes três homens representam o mundo musical da época, com diferentes olhares.

Personagens Malu (azul) e Adélia(vermelho) na porta do Clube de Música “Coisa Mais Linda”

Por mais que a série seja retratada nos anos 50 e 60 o seu tema central, empoderameto feminino e as violências sofridas contra a mulher, é muito atual, portanto é necessário tratar destes com o máximo de clareza. A maneira escolhida pelos criadores para retratar assuntos polêmicos como o machismo, assédio sexual e moral, estupro, foi pertinente, pois se encaixa a narrativa e exemplifica situações que, infelizmente, são vividas por inúmeras mulheres todos os dias, deixando evidente como estes comportamentos são errôneos e com estão enraizados na sociedade, inclusive nas próprias mulher.

Algumas passagens apresentadas na série nos relembram que temos que ser quem nós queremos, fazer o que nós amamos, estar de bem com nós mesmos, e que homem nenhum é dono do seu destino, de suas vontades. Assim a filosofia central é não desista dos seus sonhos, por mais impossíveis que possam parecer e independente da dificuldade lute por eles.

Em minha visão por todos os pontos colocados é uma excelente produção audiovisual, tanto em termos técnicos, ótima cenografia, figurino, ambientação, quanto em termos de conteúdo por abordar de maneira realista e pertinente as questões relacionadas a mulher, mostrando com clareza que estes são problemas que não permaneceram na década de 50 e 60 e que estão presente no nosso cotidiano. A relação da música com a obra é muito importante ser levada em conta também, pois o nome “Coisa mais linda” vem da música “Garota de Ipanema” de Vinicius de Morais e Tom Jobim, cantada por Amy Winehouse na abertura dos capítulos. A história da cantora é permeada de polêmicas com seu ex-marido e seu pai, o que realiza correlação com o tema da série, além de ser uma mulher cantando em uma série onde estamos falando sobre o gênero feminino. Portanto recomendo para quem aprecia drama, romance, comédia, reflexão e boa música.

--

--