‘Como seria se’
Um mundo onde vemos os dois lados de uma moeda
por Heloisa Anti Loduca Lima
Você já se viu em uma situação, enrascada em que você tinha duas opções, respostas, possíveis cenários que poderiam ocorrer com você? Acredito que a resposta óbvia seja sim, isso já aconteceu dezenas de vezes, e às vezes você passa seu tempo pensando como seria caso tivesse escolhido “X” ao invés de “Y”. Honestamente, pra mim como uma pessoa que pensa demais, me pergunto isso com uma certa frequência…
No filme “Como seria se” (2022) nossa protagonista Natalie, Lili Reinhart, uma jovem de 22 anos está a alguns dias de se formar na faculdade, e ela já tem sua vida e aspirações alinhadas, como onde ela deseja morar e como quer seguir a sua vida. Em meio a toda a loucura e ansiedades do momento, Natalie acaba tendo uma noite de sexo casual com seu amigo Gabe, Danny Ramirez. Em uma noite de festa após a sua formatura, Natalie está se sentindo doente, enjoada e opta por fazer um teste de gravidez. A partir dessa cena, a trama toma o rumo de duas narrativas distintas: de um lado, uma realidade onde Natalie se encontra com um teste positivo em suas mãos, logo grávida com o bebê de seu amigo; ou um teste negativo, e ela pode seguir sua vida conforme os seus planos.
O filme traz uma ideia do “multiverso”, que tem sido bem abordado em outros gêneros cinematográficos. A ideia de ver duas versões da vida de uma pessoa, ambos os lados com dificuldades, alegrias, pontos altos e baixos provando novamente que não existe apenas uma possibilidade de futuro, e que também cada ação e acontecimento pode fazer diferença no restante das nossas vidas.
Lili Reinhart é, para mim, a razão do filme ter sido bem sucedido da maneira que foi, comprovado por ter ficado como o filme mais assistido daquele período. Ela consegue trazer uma proximidade entre a sua personagem, o que ela representa e seu público. A atriz ganhou uma nova admiradora depois dessa produção.
Desde a riqueza da atuação, a diferença de paletas de cores, a contraposição entre as atitudes dos personagens e suas prioridades, o longa tomou minha atenção em seus primeiros minutos e me prendeu até os últimos instantes.
Acima de tudo, acredito que o filme tenta deixar a mensagem de que não devemos ter medo de para onde nossas vidas acabam nos levando, devemos na verdade aproveitar nossas oportunidades, e fazer o melhor com aquilo que nos é dado, buscando a felicidade.
FICHA TÉCNICA:
Nome original: “Look Both Ways”
Nome no Brasil: “Como Seria Se”
Diretora: Waniru Kahiu
Data de estreia: 17/08/2022 (mundialmente)
Duração: 111 minutos
País de origem: Estados Unidos
Classificação indicativa: 16 anos
Gênero: Romance/ Fantasia
Filme Original Netflix
Vá Lá!
O filme foi disponibilizado em Agosto deste ano na plataforma de streaming mundialmente conhecida, a Netflix, em que seus planos de assinatura vão de R$18,90 até R$55,90. A vantagem de ser uma produção direto de um serviço de streaming, ele pode ser visto em toda hora e em qualquer lugar, e não tem a problemática de ser retirada do serviço em um futuro próximo.