Como Treinar Seu Dragão 3: O Mundo Escondido
Por Laura G. Morkoski
Encerrando de forma marcante a trilogia de animações, Como treinar seu dragão 3 se despede do público trazendo muita emoção. O filme é roteirizado e dirigido por ninguém menos do que Dean DeBlois, nome responsável por assinar também os dois primeiros da franquia. O longa em questão tem duração de 128 minutos, e custou cerca de U$129 milhões para ser produzido!
O filme envolve muito ao mostrar a evolução do personagem Soluço, que se depara com questões pessoais muito comuns porém pouco discutidas, como a sensação de dependência de alguém para ser quem é: no filme retratada por Soluço duvidando de seu potencial se não tiver o Bengala com ele, e o processo de deixar alguém amado trilhar um caminho diferente do seu. Sem mencionar a dificuldade e empenho do personagem na busca por um mundo onde a vida se dá de forma pacífica entre aqueles que a compartilham, no caso do filme entre humanos e dragões.
Para aqueles que acompanham a trilogia desde o começo, como é o meu caso, a tarefa de segurar as lágrimas se torna muito difícil, o filme é construído de um modo que desperta a criança interior sem deixar de lado o adulto que vive em nós. E é exatamente nessa linha tênue que a obra trabalha. Meus olhos brilharam iguais aos de uma criança quando assistia a animação na telona do cinema, e choraram por uma menina adulta que tinha esquecido que está tudo bem a vida seguir de um modo diferente do qual idealizamos.
Auxiliando o roteiro na construção do enredo, a fotografia do filme é a responsável por pregar os nossos olhos na tela, dirigida por Gil Zimmerman e supervisionada por Roger Deakins, as cores o os jogos de luz trazem presença e engrandecem os cenários.
A atenção aos detalhes não foi deixada de lado na produção, é nítido a preocupação em simular de forma convincente a realidade. Tal tipo de preocupação, juntamente com um processo meticuloso de criação, classifica o longa como uma animação CG, tendência nesse ramo cinematográfico.
Ficha técnica do filme
- Lançamento dia 22 de fevereiro de 2019
- Gênero animação
- Em cartaz na maioria dos cinemas, sem data de saída divulgada
- Preço do ingresso R$ 22–44
- Classificação livre