Como Treinar Seu Dragão 3: O Mundo Escondido

Por Laura G. Morkoski

Laura Morkoski
Araetá
3 min readMar 9, 2019

--

Encerrando de forma marcante a trilogia de animações, Como treinar seu dragão 3 se despede do público trazendo muita emoção. O filme é roteirizado e dirigido por ninguém menos do que Dean DeBlois, nome responsável por assinar também os dois primeiros da franquia. O longa em questão tem duração de 128 minutos, e custou cerca de U$129 milhões para ser produzido!

Pôster promocional do filme

O filme envolve muito ao mostrar a evolução do personagem Soluço, que se depara com questões pessoais muito comuns porém pouco discutidas, como a sensação de dependência de alguém para ser quem é: no filme retratada por Soluço duvidando de seu potencial se não tiver o Bengala com ele, e o processo de deixar alguém amado trilhar um caminho diferente do seu. Sem mencionar a dificuldade e empenho do personagem na busca por um mundo onde a vida se dá de forma pacífica entre aqueles que a compartilham, no caso do filme entre humanos e dragões.

Para aqueles que acompanham a trilogia desde o começo, como é o meu caso, a tarefa de segurar as lágrimas se torna muito difícil, o filme é construído de um modo que desperta a criança interior sem deixar de lado o adulto que vive em nós. E é exatamente nessa linha tênue que a obra trabalha. Meus olhos brilharam iguais aos de uma criança quando assistia a animação na telona do cinema, e choraram por uma menina adulta que tinha esquecido que está tudo bem a vida seguir de um modo diferente do qual idealizamos.

Minha cara inchada de tanto chorar, logo após o final do filme

Auxiliando o roteiro na construção do enredo, a fotografia do filme é a responsável por pregar os nossos olhos na tela, dirigida por Gil Zimmerman e supervisionada por Roger Deakins, as cores o os jogos de luz trazem presença e engrandecem os cenários.

A atenção aos detalhes não foi deixada de lado na produção, é nítido a preocupação em simular de forma convincente a realidade. Tal tipo de preocupação, juntamente com um processo meticuloso de criação, classifica o longa como uma animação CG, tendência nesse ramo cinematográfico.

Imagem ilustrativa da fotografia do filme
Imagem ilustrativa da animação, definição dos detalhes

Ficha técnica do filme

  • Lançamento dia 22 de fevereiro de 2019
  • Gênero animação
  • Em cartaz na maioria dos cinemas, sem data de saída divulgada
  • Preço do ingresso R$ 22–44
  • Classificação livre
SELFIE :)

--

--

Araetá
Araetá

Published in Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3º Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.