‘Constelação Clarice’
Com o marco do centenário da escritora, o IMS Paulista inaugura exposição a partir da obra de Clarice Lispector
Por Isabel Amarante de Souza
Inaugurada em outubro de 2021, no IMS Paulista, em celebração da obra e no marco de seu centenário, a exposição Constelação Clarice se trata de uma investigação poética que parte da obra da escritora Clarice Lispector (1920–1977), e traça diálogo com a obra de mais de 20 artistas visuais contemporâneas a ela. Com curadoria de Eucanaã Ferraz e Veronica Stigger, a exposição conta com mais de 300 itens em que estão incluídos: manuscritos, retratos, discos, fotografias, matérias de imprensa, dentre outros documentos, além de quadros pintados pela própria Clarice.
Além de ser considerada um dos grandes e fundamentais nomes da literatura brasileira, com livros ilustres tais como Água-viva e A paixão segundo G.H, dentre muitos outros sobre quais a exposição versa, era sabido do grande interesse que Clarice nutria pelas artes visuais. Na tentativa de estabelecer possíveis conexões entre a obra literária de Clarice e as obras de mulheres que produziram no mesmo período e marcaram a história da arte brasileira, a exposição se utilizou do conceito de constelação.
A exposição assim se divide em onze núcleos que apresentam, nos diversos suportes utilizados pelas artistas, as obras de 26 artistas visuais que atuaram entre a décadas de 1940 e 1970, com nomes tais como: Claudia Andujar, Djanira, Hilda Hilst, Lygia Clark, Maria Martins, Mira Schendel, Regina Silveira e muitas outras.
A mostra é um belíssimo apanhado não somente da obra e legado de Clarice Lispector, que reflete sobre grandes eixos de sua obra literária, bem como busca também conjugar a história da arte brasileira no feminino, propondo diálogos e interlocução entre artistas visuais de extrema importância para a nossa história e que nem sempre são aproximadas em exposições e mostras tão completas quanto essa, aproximações essas que talvez se tornem possíveis somente a partir da obra de Clarice Lispector. A partir da constelação de trabalhos plásticos e escritos, tanto esse momento da arte brasileira e a produção artística dessas mulheres é posta sob o signo da obra literária de Clarice, gerando novos significados, bem como a própria obra de Clarice é revisitada sob nova ótica.
Uma experiência extremamente enriquecedora e revigorante, que coloca o público de frente com grandes obras de artistas consagradas da arte brasileira a partir da poética e escrita profundamente sensível e existencial de Clarice Lispector. De fácil acesso, com entrada gratuita, se faz necessário realizar ao menos uma visitação à mostra para sentir e se deparar com a grandiosidade e sensibilidade de mulheres que marcaram a história da arte e a literatura brasileira.
Vá Lá!
Onde?
IMS Paulista
Galerias 1 e 2–6º e 7º andar
Avenida Paulista, 2424 / São Paulo, SP
Quanto?
Entrada gratuita, com agendamento prévio, ou por meio da visita espontânea sem agendamento.
Quando?
23/10/2021 a 27/2/2022
Terça a sexta, 12h às 19h.
Sábados, domingos e feriados (exceto segundas), 10h às 19h.
Última entrada às 18h.