Conto de Areia

Luiz Santos
Araetá
Published in
3 min readMar 25, 2018

Por Luiz Guilherme Pereira dos Santos-3AAN20181

Capa da HQ

Conto de Areia é uma historia em quadrinhos ilustrada por Ramón K. Pérez, baseada num roteiro escrito por Jerry Juhl e Jim Henson, criador do The Muppet Show, em 1967 mas que nunca saiu do papel. A obra foi publicada por aqui no final de março de 2018 pela Editora Pipoca & Nanquim.

Paginas 23 e 24

O quadrinho, como é dito na introdução, é uma comedia dramática surrealista que acompanha Mac, um homem que acaba sem querer numa corrida através de um deserto acompanhado somente por uma mochila repleta de itens estranhos. Durante sua jornada, Mac se envolve em situações completamente bizarras e sem sentido que só o levam para situações mais bizarras ainda, como por exemplo um ataque de tubarão numa piscina ou uma guerra entre os soldados confederados da Guerra Civil America contra um grupo de beduínos.

Paginas 73

Tecnicamente, o quadrinho é uma obra impressionante. Tanto por conta da arte de Ramón Pérez que transita de forma inconsistente entre um desenho bem cartunesco, colorido e vivo e uma arte em tons de cinza esfumaçada e bem mais realística, que só acrescenta ao tom surrealista da historia em si. Quanto pela colorização de Ian Herring que possui uma paleta de cores bem volúvel, ora com cores quentes e bem vibrantes em momentos de tiroteio, ora com algo tênue e completamente baseado na cor roxa para representar as noites frias do deserto.

Pagina 55

E no quesito da historia, Conto de Areia também não decepciona, principalmente por dois motivos. Primeiro esse tipo de narrativa surreal e por muitas vezes non-sense raramente é visto em outras obras da nona arte e por justamente sair da mesmice que quadrinho prendeu a minha leitura. E o outro motivo que torna sua narrativa notável, é a questão que o quadrinho possui muito poucos baloes de diálogos, o que torna o trabalho de Ramón Pérez ainda mais surpreendente, já que ele consegue levar o leitor pela historia somente pela arte sem se tornar algo monótono e chato, pelo contrario, isso a deixa mais profunda, com momentos contemplativos onde o leitor e Mac param para pensar em toda essa loucura que esta ocorrendo ao redor dele.

Pagina 78

Com tudo isso dito, é seguro afirmar que Contos de Areia é um dos melhores quadrinhos da década.

Conto de Areia por Jim Henson, Jerry Juhl, Ramón K. Perez, Marília Toledo

Editora Pipoca & Nanquim

Preço: R$ 59,90

https://www.amazon.com.br/Conto-Areia-Jim-Henson/dp/8593695086

--

--