Crítica de Arte

Victória Garufi
Araetá
Published in
3 min readNov 10, 2019
LEGENDAS NO FIM

A minha crítica de arte é sobre o filme Rocketman, uma biografia do cantor e compositor Elton John. O filme enfatiza o fracasso de Elton durante os seus duros anos de dependência química, da realidade árdua vivida por ele dentro de casa, onde seus pais eram extremamente rigorosos e desafetuosos, e também retrata todo o processo de aceitação da sua sexualidade.
Algo que me chamou atenção, é que o longa é narrado por Elton, passando desde sua infância até o seu momento de maior sucesso nos palcos. Na minha opinião, isso faz com que nós, espectadores, tenhamos uma certa aproximação com o protagonista, visto que no caso do Elton John é certo o número excessivo de fãns, com certeza faz com que haja mais conexão com o artista a ser retratado. Contudo, o longa não é uma obra documental, mas sim uma revelação pessoal de todo o drama que passou em sua vida. Dessa forma, o filme inicía com uma cena que chama a atenção: Em um grupo de assistentência para viciados, em meio à outros dependentes químicos, Elton começa a se abrir e desabafar sobre todas as suas fraquezas.
É possível perceber também a mudança drástica de comportamento de John ao longo do filme, tanto em relação aos pais, quanto em relação à sua própria aceitação. Dito isso, fica claro no filme a relevância das cores em meio às mudanças de John, que vão ganhando cada vez mais espaço, tanto nas roupas, quanto em sua vida. O filme tenta mostrar esse lado também, que em meio a tantas derrotas e fracassos, John soube lidar com as ocorrências e superar os impasses, se aceitando, e se assumindo para o mundo.
Depois de assistir ao filme, posso dizer que é encantador. Gostei muito do filme do começo ao fim, e recomento à todos que conhecem, e não conhecem, pois vale a pena assistir. Apenas uma coisa me desapontou em relação ao filme: gostaria de ter ouvido mais músicas conhecidas do ícone.

Segue imagens do filme:

Elton John ainda criança na casa de seus pais, sem ser compreendido pelos mesmos.

Elton John com suas famosas fantasias coloridas

Elton John sendo fotografado no auge de sua carreira

Elton John performando um de seus milhares show’s de sucesso

O filme foi lançado no dia 30 de maio de 2019.
Aluguei o filme no Net Now na TV, no dia 12 de outobro de 2019.

--

--