Crítica de Arte — Oscar 2023

Juliana Schultz
3 min readJun 8, 2023

--

O Oscar é um dos principais eventos de premiação da industria de filmes, conhecido mundialmente. O evento conceituado ocorre anualmente em Los Angeles, com participação especial de diversos atores renomados. Além de fazer parte da indústria de entretenimento, o evento repleto de premiações também suporta uma causa maior. Por trás de cada filme, são abordadas questões sociais e culturais, de grande relevância para a nossa sociedade. Nos Oscares de 2023, conseguimos observar isso claramente.

Dentre os principais filmes que concorreram ao evento renomado em 2023, se destaca o “Parasita”, de Bong Joon-ho. O filme é uma critica a desigualdade, divisão de classes, e a obsessão por prosperar. Isso significa que nossa sociedade industrializada tem valores superficiais que dão grande importância ao valor monetário.

Outro filme de grande relevância que venceu a classificação de melhor roteiro foi o “Entre mulheres”, de Roger Ebert, que retrata o abuso em uma comunidade religiosa, no entanto, ele apresenta uma denúncia contra o sexismo. As mulheres eram drogadas e depois violadas pelos os homens. Essa crítica é importante para alertar as pessoas sobre problemas contemporâneos a respeito de descriminação de gênero. Esse é um problema existente em nossa sociedade e, aparecer no Oscar, mostra como as pessoas veem isso como um problema serio. O Oscar ajuda a dar visibilidade para o filme, contribuindo para a disseminação da questão em pauta, de extrema importância.

Cena do filme “Entre mulheres”, de Roger Ebert

Cena do filme “Entre mulheres”, de Roger Ebert

Ambos os filmes podem causar controvérsias, mas buscam alarmar as pessoas sobre problemas existentes no mundo.

A “Pantera negra” foi também um dos grandes filmes de destaque em 2023. Ele apresenta uma celebração da cultura negra e retrata os personagens principais como super heróis. No entanto, é um filme anti-racista e mostra um lado positivo da diversidade.

Filme “Pantera negra”, de Ryan Coogler

Filme “Pantera negra”, de Ryan Coogler

Já o filme vencedor do Oscar “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” ocorre no mundo multiverso e promove a ideia de que estamos em um mundo tecnológico e avançado. Isso mostra uma visão de futuro e as inúmeras possibilidades que o humano pode alcançar. Assim, o Oscar destaca assuntos que remetem ao desenvolvimento tecnológico e futurístico.

Contudo, podemos chegar a conclusão de que o Oscar, muito além de um evento renomado, destaca filmes que ilustram assuntos com grande relevância, e pautas cabíveis de discussões contemporâneas, sociais, raciais e de igualdade. É importante acompanhar o Oscar, por se tratar de uma premiação de filmes que abordam assuntos reflexivos e abrangem o olhar da sociedade a críticas existentes.

Plataformas disponíveis — YouTube, Facebook e Twitter.

--

--