Dan Graham

Por Nicolas de Camaret

Nicolas De Camaret
Aug 29, 2017 · 3 min read
Selfie na obra

Primeira coleção individual de obras do artista norte americano Dan Graham no Brasil. Com seis maquetes e um “pavilhão”. Assim como apresentação de dois filmes em parceria com o MIS: “Dan Graham: Rock My Religion (1983–1984” e “Don’t Trust Anyone Over 30 (2004)”.

O Dan Graham começou sua carreira artística trabalhando numa galeria de arte em Nova Iorque onde foi representante comercial de artistas renomados como Donald Judd, Robert Smithson, Dan Flavin e Ward Jackson. É possível ver a influência desses artistas no trabalho do Dan Graham. As obras de artes minimalistas de Judd, com linhas simples e delicadas. A brincadeira com as luzes e os reflexos de Flavin. Mas a maior fluência vem do artista Richard Serra, um dos pioneiros nessa arte de misturar Arte com Design (ou vice-versa).

O mundo de arte e o mundo de design sempre andaram paralelos um com outro. Graham sempre tentou demonstrar isso através das suas instalações, e principalmente seus pavilhões. Um pavilhão é normalmente um local reservado para expor obras de arte, porém muitas vezes o próprio pavilhão é uma obra de arte.

Pavilhão “Wave Form I” 4x5m

As obras de Graham, preenchem todos requisitos para serem consideradas belas obras de arte e ao mesmo tempo preenche todos requisitos de uma obra de design, as obras possuem funcionalidade, desenho industrial e uma habilidade técnica complexa. A obra “Wave form I” ocupa uma sala nos fundos da galeria, feita de aço inox e vidro, é possível entrar dentro da obra e conhecer seus espaços internos. Os painéis vidro arredondados criam reflexões interessantes que mudam de acordo com o ponto de vista.

Pavilhão “Wave Form I” 4x5m

Nesse sentido essa obra é viva, ela está em constante mudança, você nunca vai ver o mesmo reflexo duas vezes, porque sempre haverá alguma alteração como na luz ou no local que o espectador se encontra. Infelizmente essa obra está exposta numa sala fechada, como paredes brancas, limitando as possibilidades de reflexos. Em termos de design essa obra é extremamente complexa. Produzir vidros arredondado desse tamanho é uma tarefa extremamente complexa e requere um repertório técnico. O acabamento em aço inox está perfeito, sem nenhuma marca de solda ou encaixe.

Maquete

Quanto: Entrada Grátis

Quando: segunda a sexta: 10–19h

Onde: Galeria Nara Roesler (Av. Europa, 655)

Até quando: 16.9

Links relacionados:

Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3o. Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.

)

Nicolas De Camaret

Written by

Araetá

Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3o. Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade