Dear White People

Mariana Rebesco
Araetá
Published in
4 min readMay 24, 2018
Capa de Dear White People

A série Dear White People, traduzida para o português “Cara Gente Branca”, aborda assuntos políticos e polêmicos que são deixados de canto no dia-a-dia. É baseada no filme com o mesmo nome Dear White People de 2014, dirigido por Justin Simien.

A trama da série acontece na Universidade de Winchester, com a personagem principal Sam White (interpretada por Logan Laurice Browning) liderando um grupo afro-americanos ativistas. Esse grupo é composto por Joelle Brooks (Ashley Featherson), Reggie Green (Marque Richardson), Lionel Higgins (DeRon Horton) e Al (Jemar Michael). Sam apresenta um programa de rádio que se passa na Universidade com o nome de “Dear White People”. Nesse programa ela comenta os principais acontecimentos dos últimos tempos com ênfase na luta racial. Cada episódio tem um ponto de vista diferente, mostrando a visão de cada personagem.

cena de “Dear White People” Capítulo 6– (2 Temporada)

Sam se relaciona com um homem branco Gabe Mitchell (John Patrick Amedori) e mostra as dificuldades que um negro passa ao se relacionar. Gabe em muitas vezes agiu errado com Sam e seus amigos, e por consequencia disso, o relacionamento deles não durou. Na segunda temporada Gabe resolve fazer um documentário sobre a questão racial e isso irrita a Sam, pois traz seus amigos para depor junto. Sem contar que ao mesmo tempo um internauta anônimo conhecido como “AltIvyW” resolveu bombardear o grupo afro-americano e Sam, com mensagens racistas e preconceituosas.
A personagem Coco Conners (Antoinette Robertson) era no início parceira de quarto de Sam. As duas eram melhores amigas, até que Coco passa a não concordar com os pensamentos de Sam sobre as questões raciais, pois para ela, lutar e levantar a bandeira do movimento era algo desnecessário e que não mudaria em nada. Então na segunda temporada a mesma se torna protetora e “treinadora” de brancos, toma responsabilidade de ensinar o que é certo e errado sobre a cultura negra. Passa a ser presidente do corpo estudantil da Universidade.

[SPOILER ALERT]
Troy Fairbanks (Brandon Bell) presidente estudantil da Universidade é contra o movimento, mesmo sendo negro. Como já apontado anteriormente, não é o único também a pensar desse modo. Troy na primeira temporada se envolve com Coco e na segunda temporada Coco descobre que está da grávida do mesmo e aborta.

(Gabe, Joelle, Al, Sam ,Troy e Reggie respectivamente. Cena de “Dear White People 2a Temporada)

Em uma visão ampla da obra, a questão racial está presente nos alertando das possíveis “brincadeiras” que podem se tornar preconceitos velados, dos “apelidos” que não se pode usar ao falarmos de negros. Um outro ponto importante é a raça em questão também dos orientais, que também se faz presente. Há uma voz de chineses, japoneses e coreanos, contando como não gostam do modo em que muitas pessoas os tratam, porque não são apenas negros que sofrem racismo, outros grupos sofrem também.

Um ponto muito importante que aborda-se também na obra é o colorismo. Um exemplo para explicar o colorismo de acordo com um dos episódios, é que Coco é negra, mas tem uma pele mais escura que a de Sam, que tem olhos claros verdes. É como se Sam, não tivesse tido uma vida tão pesada e não tivesse sentido tanto o racismo. E com isso, Coco acaba sendo mais criticada como ignorante, ou até mesmo racista. Mas o ponto é que ela sofre com a comparação de suas amigas brancas, e sofre também com a exclusão do grupo de negros.

A série traz muito a questão também do feminismo, e do feminismo negro, que é mais ainda complicado do que o branco. É mostrado como os homens tratam as mulheres como apenas objeto, e em muitos casos a mulher negra é cada vez mais objetificada por homens brancos como “chocolate”, ou apenas um brinde.

Um outro ponto importante também, é a homossexualidade. Lionel compartilha sua opção sexual e passa por dificuldades sendo gay, mostrando como é seu dia-a-dia e o que uma pessoa que é gay também sofre dentro de uma Universidade.

Gostei da série porque achei ela bem didática, esclarecedora para mim que não sou negra. Mostra que devemos dar o devido valor a quem merece e nos ajuda rever nossas atitudes para não agirmos de uma maneira preconceituosa, compactuando com o racismo, ou também não nos apropriarmos da cultura alheia.

Dear White People está disponível na Netflix, já tem duas temporadas disponíveis. Ainda não foi confirmado uma próxima.
Segunda temporada lançamento: 4 de maio de 2018
Link da série: https://www.netflix.com/title/80095698
Quanto: assinatura por mês no Netflix — 27,90$

--

--