DESIGN AERODINÂMICO — METÁFORA DO FUTURO

Julio Perez
Araetá
Published in
3 min readMay 17, 2018

Julio Perez Gontijo

A exposição “Design aerodinâmico — Metáfora do futuro”, apresenta aproximadamente 250 objetos do estilo streamline, também conhecido como streamform ou streamlining, pertencentes às coleções de Giacomo Favretto, Renato Oliva, Gilberto Moscovich e da família Bosworth. Para quem é fã de arte e design, consegue apreciar esta exposição por mais ou menos de uma a duas horas nas seis salas disponibilizadas do Museu.

A exposição é bem interessante. Como grande admirador de design, tanto gráfico como de produto, vi obras que por mais que sejam antigas, tem um ar futurístico. Todos os produtos já eram existentes na época, mas esses artistas inovaram ao fazer um styling no produto. Chamando assim, de streamline, esse movimento do Design Aerodinâmico.

Carrinho de Bebê (1930) — Alemanha — Palha, aço cromado, ferro pontado e vinil. (profundidade 1,20m x largura 1m x altura 1,30m).

O estilo aerodinâmico surgiu nos EUA como uma resposta à crise de 1929. Em 1933, o governo norte americano fixou os preços dos bens de consumo por meio do National Recovery Act, o que forçou os industriais à investirem em uma diferenciação em seus produtos aos olhos do consumidor. Essa tarefa coube aos integrantes de uma nova profissão, os Designers Industriais, cujo o trabalho se lastreou no binômio de maior funcionalidade e na adoção de formas ligadas às ideias de velocidade e tecnologia, que prometessem à população, um futuro melhor, longe da crise.

O Streamline, ao meu ver, foi impressionante, pois foi uma oportunidade de perceber como o Design é a expressão e reforço do espírito do tempo em que está inserido.

Foto 1:Cafeteira Profissional GAGGIA internacional (1950) — Italia. Produção Gaggia. Em aço e Latão. (largura 70cm x profundidade 40cm x altura 50cm) — Foto 2: Cafeteira Paluxette, anos 1950, Alemanha. Produção: Paluxette. Em aço cromado e plástico. (largura 10cm x altura 60cm).

Para todos aqueles que não gostam apenas de design, mas também amam produtos automotivos, indico ir à essa exposição. Antes de visitá-la, eu sempre me referi à esse tipo de design como “Retrô”, apenas isso, sem fundamento nenhum. Agora, posso dizer que sei de onde veio essa criação e estilo, e que o conceito é muito maior do que ter apenas um design elegante.

Toca Discos RCA Special Model K, 1935, EUA, Design: John Vassos. Produção RCA Victor. Em Alumínio. Integro os acervos do Cooper Hewitt. Design Museum, em Nova York, e do Waltsonian Museum, em Miami. (altura 50cm x largura 50cm).

Onde: Museu da Casa Brasileira -Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 -Jd. Paulistano, São Paulo -SP, 01451–000

Quanto: Gratuito

Aberto todos os dias, das 10h às 18h. Exceto segunda-feira.

Visitação até 03 de junho.

Links Relacionados:

--

--