Do Brasil para o Mundo: ‘Julie and the Phantoms’

Recentemente a Netflix comprou os direitos da série brasileira Julie e os Fantasmas, e não é que a adaptação ‘Julie and the Phantoms’ feita por eles virou um sucesso internacional?

Paola Palermo
Araetá
4 min readMay 31, 2021

--

Por Paola Palermo de Oliveira

Cartaz da série Julie and the Phantoms com os protagonistas Julie (Madison Reyes), Luke (Charlie Gillespie), Alex (Owen Joyner) e Reggie (Jeremy Shada)
À esquerda: Julie and the Phantoms (2020) / À direita: Julie e os Fantasmas (2011)

Após uma briga de gigantes entre algumas produtoras, a Netflix conquistou sua medalha ao comprar os direitos de Julie e os Fantasmas, série brasileira de 2011 que com certeza marcou a infância e juventude de uma esplêndida geração de brasileiros — na qual eu estou inserida. E devo dizer que os frutos dessa aquisição foram colírio para os olhos de minha vida em quarentena.

Julie and the Phantoms conta uma história similar — e ao mesmo tempo completamente distinta — de sua série antecessora. Nos primeiros instantes da obra, somos apresentados a uma banda dos anos 90, Sunset Curve, integrada por Luke (Charlie Gillespie), Alex (Owen Joyner), Reggie (Jeremy Shada) e Bobby (Taylor Kare). Abrem a série com sua incrível musica ‘Now or Never’ e, minutos depois Luke, Alex e Reggie morrem em um fatídico acidente… causado por cachorros quentes estragados. E isso pode parecer um spoiler, porém a morte de três de nossos protagonistas acontece em menos de 6 minutos de episódio. Ainda no prólogo. E então somos apresentados a nossa ultima, mas não menos importante, protagonista.

Julie Molina (Madison Reyes), uma jovem garota americana de raízes latinas, após a morte de sua mãe perde sua conexão com a música, algo que sempre foi uma paixão em sua vida. Julie estuda em um programa de música no colégio e, completando um ano sem música em sua vida, a garota esta prestes a ser expulsa desse programa. Apesar do suporte de sua família, sua conexão com a sua mãe era algo transcendente e a garota se afunda cada vez mais em sua melancolia. Entretanto, enquanto arruma objetos antigos de sua falecida mãe, Julie encontra um disco e uma camiseta da banda… (te darei mais reticências para adivinhar)… isso mesmo! Sunset Curve! Ao colocar o disco para tocar, três garotos saem do toca discos: Luke, Alex e Reggie. Porém eles voltam como fantasmas e assim se iniciam duas jornadas: uma investigação para entenderem o porquê dos três roqueiros estarem ali e a busca do reencontro de Julie com sua música. E não há maneira melhor de desenvolver tudo isso do que criando uma banda incrível!

Capa de Julie and The Phantoms

Julie and the Phantoms é uma série musical adolescente e tenho certeza que ao ler essa breve descrição você já deve ter imaginado os acontecimentos monótonos seguintes dessa obra. Porém já te adianto que você está erradx. Posso parecer um pouco condescendente ao dizer isso, mas essa série não é nada do que eu já podia ter imaginado e esse é o motivo do meu fascínio pela obra. Desde o prólogo onde três protagonistas morrem até a carisma contagiante do vilão da história, Julie and the Phantoms nos impressiona a cada cena muito mais profunda do que esperaríamos ser. O fator surpresa é quase tão impressionante quanto o fator musical dessa série (que graças aos deuses do audiovisual já tem segunda temporada confirmada).

Para conferir as músicas da série:

Dirigida por ninguém menos do que Kenny Ortega, diretor de sucessos como High School Musical, Abracadabra e Newsies, a série conta com incríveis cenas musicais, com coreografias que mexem com nosso corpo, melodias que encantam nossas almas e letras que aquecem nosso coração. Músicas como ‘Bright’, ‘Edge of Great’ e ‘Stand Tall’ são impossíveis de não subir no sofá e cantar com toda a teatralidade que o universo nos presenteia. Já quando escuto os primeiros acordes da canção ‘Unsaid Emily’ começo a chorar como uma criança que perdeu seu doce favorito. A maneira que Ortega trabalha a musicalidade em Julie and the Phantoms nos obriga a conectarmos emocionalmente com cada episódio e cada número que é impossível escolher um favorito.

Jeremy Shada, Madison Reyes, Kenny Ortega, Owen Joyner e Charlie Gillespie

A série também conta com grandes nomes como Cheyenne Jackson e Booboo Stewart, atores que já haviam trabalhado anteriormente com Ortega em Descendentes, além de Jadah Marie, que interpreta a melhor amiga de Julie (e, particularmente, uma das melhores personagens). Todo esse elenco e essa serie fantástica pode ser encontrada na Netflix, que caso você ainda não assine, custa apenas R$21,90 por mês para ver tudo que você puder.

Felizmente o Brasil foi abençoado com Julie e os Fantasmas em 2011. Em setembro de 2020, agraciamos o mundo todo com essa história incrível e, seja você um nostálgico da versão do nosso país tropical ou um passageiro de primeira viagem embarcando com a Netflix nessa nova trilha, tenho certeza que se apaixonará por cada momento e cada questionamento que Julie and the Phantoms nos traz.

Espero que essa minha linda imagem com a camiseta do Sunset Curve te inspire a se viciar na serie e na trilha sonora para comemorarmos juntos e separados a segunda temporada que vem por ai :)

--

--