Dororo (2019)

Lucas Choe

Lucas Choe
Araetá
4 min readNov 23, 2019

--

Dororo é adaptação de um mangá de Osamu Tezuka, é uma história sobre youkais(espíritos, criaturas sobrenaturais) e demônios, publicada entre 1967 e 1968, tendo apenas 4 volumes. Teve um anime em 1969 com 26 episódios e recebe uma readaptação do anime com 24 episódios em janeiro de 2019, produzido pelo estúdio MAPPA(de Yuri!!! on Ice e Kono Sekai no Katasumi ni).

(1969 e 2019)

A história de Dororo se passa durante o Período Sengoku da história do Japão, uma era de caos. O Xogunato Muromachi se enfraqueceu em seu último século de poder e rebeliões se tornaram comuns. A Guerra de Onin (1467–1477) marca o começo do Período Sengoku, o Xogunato Muromachi se manteria no poder por um século a mais, caindo em 1573, e o Japão só voltaria a ser pacificado após o fim do Cerco de Osaka (1614–1615), com o Xogunato Tokugawa, estabelecido em 1603, consolidando o poder após derrotar definitivamente o Clã Toyotomi.

Foi uma época tão violenta, o desespero, a fome, as doenças, guerras e mortes tão comuns, que acabou se construindo uma aura mística em torno dele, e com efeito histórias sobre youkais são com frequência localizadas no Período Sengoku.

(Retratação do período Sengoku 1334–1615)

Dororo se passa durante o período sengoku, onde um senhor feudal ofereceu os órgãos(incluindo a pele) de seu filho primogênito recém-nascido a 48 demônios(na readaptação de 2019 reduziram para 12 demônios) em troca de prosperidade para sua terra, e domínio no campo de batalha. O bebê foi tirado de sua mãe a força e abandonado no leito de um rio dependendo de sua sorte para viver, entretanto, o bebê consegue sobreviver graças a um curandeiro que criou, o nomeou de Hyakkimaru, e lhe deu próteses das partes que lhe faltavam e algumas armas embutidas nela, na qual ele viria caçar os 12 demônios e assim recuperar todos os seus órgãos que foram roubados injustamente. Em seu caminho ele conhece um órfão que ele acaba salvando, este se chama Dororo que diz ser o maior ladrão do Japão, na qual acaba se unindo na jornada de Hyakkimaru.

Em comparativa com a animação de Dororo de 1969 para 2019, o seu visual foi completamente mudado, possuindo uma animação super fluída, casando perfeitamente com a trilha sonora e musical, com cores contrastantes, conseguem passar a tensão que a trama oferece e a sensação do sobrenatural no período sengoku.

Os cenários também se destacam bastante na animação, com paletas de cores muito bem selecionados, e detalhes o suficientes para lhe trazer a sensação de estar no ambiente, o suficiente para sentir a tensão e a sombriedade do período que se passa. Ótimas representações da arquitetura e dos mínimos detalhes do período sengoku no Japão.

Concluindo Dororo foi mais de uma das ótimas produções do estúdio MAPPA, com animações de ótima qualidade e não somente focado na arte mas também no desenvolvimento do roteiro, prendendo a atenção do público-alvo.

Disponibilidades: O anime está disponível no serviço de Streaming Cruchyroll com os primeiros 14 dias grátis, ou um plano fixo de 25 reais mensais. E disponível gratuitamente no Youtube.

--

--