EM VERMELHO, Toulouse-Lautrec

Beatriz de Toledo VERLANGIERI
Araetá
Published in
3 min readSep 16, 2017

Por Beatriz de Toledo Verlangieri

Eu com o quadro “Paul Viaud em Almirante do Século XVIII (O Almirante Viaud)” (1901; óleo sobre tela; 139 x 153 cm)

Henri Toulouse-Lautrec (1864- 1901) foi um importante artista francês do movimento pós- impressionista. Como a maioria dos artistas de vanguarda parisienses frequentemente se encontrava no distrito de Montmatre, assim levavam uma vida boêmia e eram bons clientes dos cabarés da região (principalmente o Moulin Rouge). Por conta disso, Toulouse- Lautrec faleceu com 36 anos devido à sífilis e ao alcoolismo. Além de ter participado do movimento artístico, também participou da revolução publicitária do século XIX: criando vários cartazes para os cabarés que frequentava e peças de teatro. Apesar de ter falecido cedo, deixou um legado de mais de 1000 quadros à óleo, 5000 desenhos e 363 gravuras/ cartazes.

Em “Toulouse- Lautrac — Em Vermelho” encontram-se 75 obras (sendo 9 do próprio MASP), entre pinturas, desenhos e cartazes, e 50 documentos que documentam e refletem essa parte da vida do artista.

Esquerda: cartaz para a apresentação de La Goule no Molin Rouge; Direita: “A Roda” (1893; óleo e têmpera sobre cartão; 63x 47cm)

A minha experiência com essa exposição foi bem interessante pois fui como acompanhante da minha mãe para a comemoração de aniversário de um escritório de advocacia. Então tivemos uma palestra com um especialista em impressionismo francês sobre Toulouse-Lautrec. Esta foi interessante porém superficial uma vez que era para advogados e não estudantes de arte. Ela, obviamente, serviu seu propósito pois escutei diversos comentários do gênero de “a exposição é muito mais interessante quando se conhece a vida do autor”.

“Bordel na Rue des Moulin: Rolande” (1894; óleo em cartão; 51x 70cm)

Apesar de breve (demorei menos de uma hora para ver todos as obras exibidas) e não ter o meu quadro favorito de Toulouse- Lautrec (“ A Cama”) a exposição foi instigante por nos apresentar um olhar sobre os cabarés e a vida noturna de Paris do século XIX. Uma vez que Toulouse- Lautrec pinta cenas tanto dos salões dos cabarés quanto dos bastidores e da vida cotidiana das prostitutas.

“Moulin de la Gallette” (1889; óleo sobre tela; 88.5x 101.3 cm)

Havia quadros das mais diversas situações: as prostitutas se preparando para exame médico (“A Inspeção Médica no Prostíbulo da Rue des Moulins”); penteando o cabelo (“ Mulher se Penteando (Duas Mulheres em Camisola)”); descansando ( “O Divã”); jantando ( “Essas mulheres na sala de jantar”) e tendo relações umas com as outras (foto). Assim nos dando uma visão para além do olhar sexualizador masculino (de acordo com o palestrante).

Também havia cartazes de peças encomendados a Toulouse- Lautrec com importantes artistas (como de La Goule). Além de retrato de pessoas conhecidas (como sua mãe, Van Gogh e outros amigos). Porém a parte que mais me chamou a atenção foi realmente a representação dos bastidores da vida das prostitutas de Montmatre.

INFORMAÇÕES:

Onde: MASP: Avenida Paulista, 1578 CEP 01310–200 Bela Vista — São Paulo — SP

Quanto:

INTEIRA: R$ 30,00
MEIA: R$ 15,00 (Estudantes, professores e maiores de 60 anos)

Toda terça-feira a entrada é gratuita para todos. Para menores de 10 anos, a entrada é gratuita.

Quando: 28.08.2017

Até quando: 1.10.2017

(Terça a Domingo, das 10h às 18h )

Quinta, das 10h às 20h)

Links relacionados: http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=310

Selfie com a entrada da exibição

--

--