‘Espuma Delirante’

Exposição do artista paranaense Rafael Silveira no farol Santander

Júlia Cattoni
Araetá
3 min readMay 15, 2022

--

por Júlia Lins Cattoni

entrada da exposição Espuma Delirante

“Espuma delirante” é uma exposição imersiva criada pelo artista paranaense Rafael Silveira, que desenvolveu obras combinando pintura e tecnologia. O espaço contém artes contemporâneas em um ambiente surrealista com esculturas, instalações, quadros que se movimentam digitalmente e projeções nas paredes. Além disso, o ambiente brinca com iluminação e sonorização especiais.

Na entrada da exposição há um corredor colorido e psicodélico para receber os visitantes e introduzi-los à atmosfera da exibição. Em seguida, ao entrar na sala, percebe-se a presença de artes dispersas pelo chão e pelas paredes.

São 17 obras que fazem parte da exposição: seis esculturas em fibra de vidro representando sorvetes derretendo; cinco vídeo-mappings; quatro video-walls com narrativa 360° e uma escultura interativa central.

visão central da exposição

Na parte central da exposição a primeira coisa que se vê é um sorvete derretido de 6 metros no piso, maior e mais chamativo objeto do local. Para incrementar o ambiente, em torno dessa escultura principal possuem projeções de vídeo nas paredes que exibem montagens com olhos em movimento.

Na sequência, os visitantes ao caminharem para o fundo da exibição se deparam com alguns quadros animados digitalmente. As pinturas são feitas a óleo e representam figuras femininas com projeções de insetos. Além disso, destaca-se uma borboleta que apresenta olhos que se movimentam levemente em suas asas.

A Metamorfose do Olhar, de Rafael Silveira, 2015 — óleo sobre madeira entalhada, 60x40 cm

Já as molduras são detalhadamente esculpidas em madeira seguindo a mesma estética. Como complemento, a exibição fornece também uma experiência sonora -com sons devaneadores e barulhos de insetos- que harmoniza com a energia que as obras externam, contribuindo para uma atmosfera fantasiosa.

Aracnocardia, de Rafael Silveira, 2018 — óleo sobre madeira entalhada, 30x50 cm

Essa exposição tecnológica promove uma experiência inspiradora que trabalha o lado sensorial dos espectadores — com muita cor, movimento e sons. É marcante pela sua estética psicodélica, neon, criativa e pop surrealista. Além disso, durante essa vivência artística fascinante, o visitante também tem acesso ao mirante do farol e às outras mostras que estão exibidas e distribuídas pelos vários andares do mesmo prédio.

Vai lá!

Onde? A exposição está no vigésimo andar do Farol Santander, localizado na rua João Brícola 24, centro histórico de São Paulo.

Quando? Ela estará disponível até o dia 7 de agosto e pode ser visitada de terça a domingo, inclusive nos feriados. Já o horário de abertura é de 9h às 20h.

Quanto? Para ter acesso é preciso comprar o ingresso que varia de 15 a 30 reais (meia e inteira respectivamente). Crianças abaixo de 3 anos não pagam e o benefício da meia entrada é concedido para crianças de 3–12 anos, estudantes, idosos, aposentados, jovens de baixa renda, PCD e atuantes da área da educação.

O ingresso pode ser comprado na hora pela bilheteria local ou anteriormente pelo link a seguir: Farol Santander São Paulo — Sympla Bileto — Compre seu ingresso online

Saiba mais!

Site oficial do artista: Rafael Silveira

Confira uma simulação dessa experiência:

vídeo da exposição
Júlia Cattoni

--

--