“Espuma”, por Kohei Nawa

Joana Andrade
Araetá
Published in
2 min readNov 6, 2017

Joana Prazeres de Andrade

@_joanaandrade

A obra de Kohei Nawa, um dos jovens artistas mais talentosos do Japão, se destaca pela ampla pesquisa de materiais inovadores e uma obsessão estética: “seu olhar sobre as estruturas moleculares, das quais toda vida é feita”.

Selfie na exposição

O que move o artista, é a visão de como o mundo é organizado além do que podemos perceber. O objetivo de Kohei Nawa, é passar a impressão de como seria caminhar pelas nuvens. Quando soube da exposição, fiquei muito animada para ir, afinal quem nunca teve a curiosidade de sentir a sensação de como seria caminhar pelas nuvens?

Ao entrar em um salão silencioso e completamente iluminado por luz negra, a sensação já é um pouco desconfortante. A escultura de espuma que ocupa o centro, nos passa a sensação de que estamos caminhando pelo céu, especificamente pelas nuvens.

Achei o conceito da obra interessante e inovador, mas sinceramente esperava um pouco mais. Para uma idéia tão brilhante fiquei bastante decepcionada, talvez eu tenha ido com a expectativa muito alta.

Espuma ângulo #1

Essa experiência, me fez refletir que tudo hoje em dia que nos desperta um sentimento pode ser considerado arte, seja ele positivo ou negativo. Infelizmente dessa vez tive um sentimento ruim, pois em um lugar onde inicialmente pensei que fosse sentir “leveza” por estar simulando o céu, acabei tendo uma sensação de desespero, agonia e a minha única vontade era sair de lá para respirar e ver o céu daqui de baixo novamente.

Espuma ângulo #2

Onde: Japan House.

Quanto: entrada gratuita.

Quando: Terça a Sábado: 10:00 às 22:00/ Domingos e Feriados: 10:00 às 18:00.

Até quando: 12 de Novembro.

--

--