Exposição “A Casa como Casa” no Instituto Bardi

Beatriz Paulussen
Araetá
Published in
3 min readMay 3, 2018

Beatriz de Siqueira Paulussen

Casa de Vidro, Lina Bo Bardi

Antes de falar sobre a exposição “A Casa como a Casa”, é necessário contar um pouco da história da arquiteta Lina Bo Bardi e de seu projeto residencial “A Casa de Vidro”.

De origem italiana, Lina foi uma grande arquiteta modernista que morou e trabalhou no Brasil de 1950 a 1992, ano de sua morte. É mais conhecida por ser ter projetado o cartão de visitas de São Paulo, o MASP, mas foi autora também de outros grandes projetos como o SESC Pompéia e o Teatro Oficina, mas seu primeiro projeto em solo brasileiro foi a casa em que viveu por 40 anos, a Casa de Vidro.

Ícone da arquitetura modernista, o projeto ganhou esse nome por sua imponente fachada em vidro que flutua sobre pilares internos. Ocupa um terreno de mais de 7000 m2 que faz juz à riqueza natural do Brasil. Além do lar de Lina e seu marido, a casa era um grande ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais brasileiros.

Hoje, a residência tombada abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi que tem como objetivo promover e divulgar a arquitetura, design, urbanismo e arte popular.

Interior da Casa de Vidro

Atualmente, o Instituto abre ao público a exposição “A Casa como a Casa”, que tem como objetivo resgatar a disposição exata da residência em seus primeiros anos.

Repleta de objetos que contam uma história, é interessante ver como o estilo de vida e arquitetura de Lina se reflete na estrutura da casa e se mescla perfeitamente com os móveis: peças também criadas e assinadas por Lina. É uma grande experiência tanto para os amantes da arquitetura quanto para aqueles que têm interesses por épocas passadas, pois ao entrar na casa você se transporta para o Brasil de anos atrás.

Lina Bo Bardi em uma de suas cadeiras projetadas

Apesar de exposições rotativas de porte nacional e internacional, o interessante a exposição atual é entrar na atmosfera da vida de um casal tão importante para a cultura brasileira. Os Bardi doaram ao país o resultado de uma vida dedicada à arte e cultura, e “A Casa como a Casa” transpira isso a todo momento.

O interesse do Instituto Bardi, além de manter a memória de Lina Bo Bardi e seu marido Pietro Maria Bardi, é transformar a Casa de Vidro num espaço de troca de conhecimento e diálogo com ênfase em arquitetura, design e urbanismo.

Exposição: “A Casa como Casa”,

Curadoria: Sol Camacho — Diretora Cultural, Instituto Bardi/ Casa de Vidro

Visitação: 12 de Abril até 02 de Junho de 2018

Dias: Quinta à Sábado

Horários: 10h, 11h30, 14h e 15h30

Local: Rua General Almeiro de Moura 200 -Morumbi, São Paulo

Ingresso: R$ 20,00 público em geral e R$ 10,00 estudantes

http://www.institutobardi.org/

Selfie no jardim da casa

--

--