Exposição Castelo Rá-Tim-Bum
Por Isadora Diniz
A exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, está localizada no shopping Iguatemi em Campinas, interior de São Paulo. Onde possui aproximadamente 11 cenários, em torno de 30 personagens que participaram do castelo. Tem como objetivo mostrar o interior do castelo, os objetos, roupas, acessórios, itens usados em cena durante o programa, é uma nostalgia dos anos 90, na qual tinha um enorme número de audiência, e fãs até hoje do programa.
Na entrada a recepção é feita pelo o Porteiro, personagem muito famoso, que recepcionava as crianças para entrar no Castelo, mas sempre com uma charada, conhecer o Porteiro é o sonho das crianças que acompanhavam o programa. Ao entrar na exposição, o Porteiro emitia apenas o som de “robô” igual ao original, só não dizia sua famosa frase do programa: “Clift, Cloft, Still, a porta se abriu”.
Entrando, fomos recebidos pelo Nino (uma tela que falava famosas frases do personagem) e o Relógio (objeto original dentro de uma redoma de vidro). Passando para a sala tem o sofá e a árvore com a famosa Cobra Celeste, que ficava dizendo sua famosa frase: “Porque sou apenas uma pobre cobra, que não tem pernas, nem braços…”. Para tirar foto com a personagem possuía uma fila para tirar foto. Essa parte é a que mais parece séria para os visitantes. Todos os personagens que não estavam dentro de uma redoma de vidro, eram réplicas.
Outro local, que tinha coisas bem interessantes e reais, na qual são capazes de chegar perto, ver os matérias e todos os detalhes a mais, era a cozinha, na qual possui os armários, fogão, e todos os objetos idênticos a da séries, só que o tamanho do espaço era reduzido.
A biblioteca é bem interessante, passa a sensação que você realmente está em uma e que tem milhares de livros, pois eles vão até o teto, e somo recebido pelo Gato Pintado.
Existe uma sala escura, pequena, que da a sensação de estar nos esgotos do Castelo, onde viviam os personagens Mau e Godofredo, que são monstros, e é capaz de ouvir a gargalhada do Mau após passar por essa parte.
Na exposição possui poucas coisas que podem serem tocadas, tem a caixa mágica, que é possível abri-lá, na biblioteca, é possível apertar os botões para ouvir uma história, e possui pontos que são possíveis tirar fotos dentro, como a banheira e os ovos dos passarinhos.
Grande parte são os personagens principais dentro do vidro, onde há os croquis originais (desenho dos figurinos), alguns tinham amostras dos tecidos dos que foram utilizados para a criação de cada personagem, e em cada sessão havia algo para interação com o visitante, bem como televisões espalhadas em cada sessão que mostrava episódios relacionados a cada parte que estava os objetos, além de estar relacionando com o personagem do momento, e a perfeição dos objetos utilizados em cada cômodo demonstrados na exposição.
Os figurinos originais de alguns dos principais personagens estavam expostos dentro de uma redoma de vidro por se tratarem de figurinos originais, são eles: Nino, Dr. Victor, Tia Morgana, Zequinha, Biba, Pedro, Relógio, Tap e Flap, Fura-bolos, Ratinho, Adelaide, Lana e Lara, Etevaldo, Caipora, Penélope, Dr. Abobrinha, Tíbio e Perônio, Mau, Godofredo.
A parte do Etevaldo, é a mais encantadora dos personagens, pois fica entre luzes e panos, mostrando como se ele tivesse se teletransportando, dando a sensação que ele é mesmo um alienígena, como ocorre no desenho.
Saindo da exposição, saimos dentro de uma loja de produtos originais do Castelo, como camisetas, canecas, bolsas, etc., é uma parte bem interessante, pois não encontramos produtos dos personagens em lojas comuns.
Sobre a exposição, eu particularmente não gostei muito do motivo dos personagens ficarem dentro de vidros, e a forma de como foi distribuída, como exemplo na mesma ala do Tíbio e Perônio, estava a Tia Morgana, com o seu caldeirão, e sua cama, sendo que na sala possuía uma mini escada, que dava a impressão de subir para o seu quarto.
Mais vale muito a pena ver, pois você acaba lembrando dos episódios e personagens, que as vezes você teria esquecido, e ainda acaba discutindo e interagindo com as pessoas sobre alguns episódios que ficaram marcados. É uma nostalgia incrível, porém poderia ser uma exposição com uma melhor distribuição das salas, além de uma expressão que mostra a realidade do Castelo em si.
Serviços
Quando: começa 24 de março
Até quando: até 10 de junho
Onde: primeiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas, ao lado do restaurante Abbraccio (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)
Horários: de terça a sexta-feira das 13h às 21h (entrada da última turma às 20h), aos sábados das 10h às 22h (última sessão às 21h) e aos domingos, das 12h às 20h (última sessão às 19h).
Ingressos: terão dia e hora marcados; estarão à venda no endereço www.exposicaocasteloratimbum.com.br, e na bilheteria do evento, ao custo de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).
Links relacionados: http://cartacampinas.com.br/2018/03/campinas-recebe-exposicao-que-recria-o-universo-magico-e-ludico-do-castelo-ra-tim-bum/